10/12/18 às 13h28 - Atualizado em 6/10/22 às 18h58

Banda do Recanto das Emas é a vencedora

Maria do Carmo Alvarenga, Ascom/SEE/DF

A banda da CRE Santa Maria ficou com o segundo lugar e Ceilândia conquistou o terceiro prêmio

Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF

A música “Já não sei o que fazer”, de autoria da banda Vmom, fala de uma pessoa que está em depressão e não sabe como agir para sair da situação. Na finalíssima do 3º Festival Interescolar de Música das Escolas Públicas do Distrito Federal (Fimep/DF), realizada na sexta (7), foi a primeira banda a se apresentar e o rock, de cara, empolgou a plateia. Não á toa, a banda foi a vencedora de 2018.

“Nós estávamos vindo de vitórias desde a primeira etapa e ganhar essa final para nós é uma conquista com muito esforço. Ensaiamos muito e chegamos aqui”, dizem os integrantes da banda.

Criado em 2016, o FIMEP/DF tem o objetivo de desenvolver a música no currículo escolar, além de revelar, reconhecer e afirmar as produções artísticas e criativas dos estudantes por meio da linguagem musical. Segundo o coordenador do festival, Juscelino Nunes de Carvalho, são muitos talentos. “São alunos, crianças que já tem uma música autoral, porque isso é muito importante. E eles saem daqui para a vida, um futuro próximo e falam ‘ cara, eu participei de um festival’. Eles já são vencedores.”

Para participar, os alunos deveriam apresentar uma música de autoria própria e participar das seletivas nas coordenações regionais de Ensino. Neste ano de 2018, foram selecionadas nove bandas para a competição final, que aconteceu no Taguapark.

O júri observou aspectos como letra, poesia, ritmo, melodia e postura de palco. Os três primeiros colocados receberam prêmios em dinheiro. A banda Vmon recebeu três mil reais. A segunda colocada foi a banda The Black de Santa Maria, que recebeu dois mil e a terceira colocada, a banda Thóren, ficou com o prêmio de mil reais.

“A nossa música se chama  ‘Diz que vai voltar’ , a gente vem trabalhando nesta música há muito tempo, desde o outro festival a gente já vem trabalhando nela e estamos com uma boa expectativa”, conta a vocalista da banda Thóren,  Ester Barbosa, minutos antes da subirem ao palco.

O evento contou com a apresentação da banda de punk rock Detrito Federal, fundada em 1983 no Centro Educacional Setor Leste. O professor da rede pública e vocalista da banda, Alexandre Podrão, foi o apresentador do 3º FIMEP/DF . Ele é um grande incentivador do festival.  “ Iniciativas como estas me colocaram no mundo do rock. Eventos como estes eu acho muito interessantes porque prova a resistência, a mentalidade que ainda persiste em estar fomentando, germinando os nossos artistas, os nossos talentos nas regionais. A garotada está aí com força total” enfatiza o cantor.