Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Boletim da Educação

Ouça as informações do Boletim da Educação

com Jacqueline Pontevedra 

Realização:

Diretoria de Inovação, Mídias e Conteúdos Digitais da Secretaria de Educação do DF e Rádio Cultura FM – 100,9 da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF

Professoras lançam Atlas Geográfico Escolar

O Atlas Escolar Geográfico, Histórico e Cultural do Distrito Federal tem por objetivo debater a identidade e o reconhecimento das diversidades existentes nas regiões administrativas. A obra é o resultado de um trabalho realizado por três doutoras em geografia.

 

Estudantes de Taguatinga-DF participam do Cineclube EIT

Construído de maneira colaborativa, estudantes e professores do Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga assistem a curtas-metragens durante as sessões semanais do projeto Cineclube EIT.

 

Projeto Mediato leva estudantes do DF ao teatro

O projeto Mediato leva a escolas públicas do Gama e Santa Maria uma abordagem cênica com foco no desenvolvimento estético e crítico dos estudantes, por meio da experiência teatral.

 

Projeto de escola do DF é destaque no Setembro Amarelo

Há um ano, estudantes e educadores do Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga criaram um projeto para ajudar pessoas a combater e a enfrentar o suicídio e a depressão.

 

Festival Cara e Cultura Negra recebe estudantes do DF

Até o dia 23 de setembro, alunos da rede pública de ensino do DF vão realizar visitas guiadas para conhecer exposições do Festival Cara e Cultura Negra e os professores vão participar de seminário nacional pensamento negro contemporâneo.

 

Estudantes podem participar de concurso da Embrapa

Até o dia 30 de setembro, os estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal podem participar do Concurso de Inovação Horta & Escola – promovido pela Embrapa Hortaliças. Os cinco melhores projetos vão receber premiações.

 

Salas ambiente de escola do Lago Norte enriquecem as aulas

No Centro de Ensino Fundamental 1 do Lago Norte, mais conhecido como Celan, as salas ambiente são uma nova possibilidade metodológica para tornar o aprendizado dos estudantes mais atrativo e com mais recursos.

 

Escola do Lago Norte é reformada

Para proporcionar à comunidade escolar um ambiente mais agradável e seguro, o Centro de Ensino Fundamental 1 do Lago Norte, mais conhecido como Celan, passou por reformas estruturais.

 

Estudantes do DF participam de curso para o Enem

As tardes de sábado são momentos importantes para mais de 300 estudantes de escolas do Plano Piloto. Com o projeto +Enem, eles têm a oportunidade de tirar dúvidas e ter dicas para as provas.

 

Ex-estudante da SEDF é premiado em Festival de Gramado

No último mês de agosto, Daniel Sena, ex-aluno do Centro Educacional 8 do Gama, recebeu o Kikito de melhor montagem com o curta-metragem brasiliense Invasão Espacial. A premiação é o símbolo e prêmio máximo do Festival de Cinema de Gramado, que ocorreu na Serra Gaúcha.

 

5ª Festival de Curtas das Escolas Públicas do Distrito Federal

Estudantes da rede pública de ensino do DF podem participar da 5ª edição do Festival de Curtas das Escolas Públicas do Distrito Federal.
As inscrições podem ser feitas no período até o dia 20 de setembro de 2019. Regulamento e informações no site
Texto e produção da chamada de divulgação: Jacqueline Pontevedra
Trilha Sonora: Rafael Leporace
Locução: Sheila Campos
Edição: Juliana Medeiros
Realização: Diretoria de Inovação, Mídias e Conteúdos Digitais da Secretaria de Educação do DF e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.
Apoio: Cultura FM

 

Ex-estudante da SEEDF tem curta selecionado para Festival de Gramado

Daniel Sena, ex-aluno do Centro Educacional 8 do Gama,em 2015, foi premiado na primeira edição do Festival de Curtas do Distrito Federal, estuda cinema e também foi o montador do curta-metragem brasiliense Invasão Espacial– filme selecionado para 47ª edição do Festival de Cinema de Gramado que ocorre no próximo mês de agosto.

 

Abertas inscrições para o Programa Jovens Embaixadores

Estudantes das escolas públicas do DF podem concorrer às vagas do Programa Jovens Embaixadores – realizado pela Embaixada dos Estados Unidos. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de agosto na pagina jovensembaixadores.org.br Os selecionados vão participar de um intercâmbio de três semanas.

 

Programa Eleitor do Futuro está com inscrições abertas

Até o dia 15 de julho, estudantes das escolas que atendem os anos finais do ensino fundamental podem se inscrever no Programa Eleitor do Futuro. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação do DF e o Tribunal Regional Eleitoral do DF.

 

Inscrições abertas para Educação de Jovens e Adultos

As pessoas que desejam cursar a EJA – Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação do DF podem fazer a inscrição até o dia 29 de junho. Para isso, os interessados devem telefonar para 156, opção 2 ou pela internet.

 

Espaço Cinema recebeu 1600 estudantes do DF

Durante a 35ª da Feira Internacional do Livro de Brasília, 1600 estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal e também de escolas de Valparaíso, Formosa e Minas Gerais assistiram a curtas-metragens no Espaço Cinema – ação coordenada pela Gerência de Produção e Difusão de Mídias Pedagógicas. Os filmes foram produzidos por alunos da rede para as edições anteriores do Festival de Curtas das Escolas Públicas do Distrito Federal.

 

Muitos visitantes prestigiam a Feira do Livro de Brasília

Durante a 35ª da Feira Internacional do Livro de Brasília, o público pode conferir uma programação variada. De acordo com a Secretaria de Educação, mais de 10 mil estudantes de 240 escolas da rede pública participam do evento que ocorre no Complexo Cultural da República até o dia 16 de junho.

 

Curtas produzidos por estudantes do DF são exibidos no Espaço Cinema

Durante a 35ª da Feira Internacional do Livro de Brasília, estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal assistem a curtas-metragens no Espaço Cinema. Os filmes foram produzidos por alunos da rede para as edições anteriores do  Festival de Curtas das Escolas Públicas do Distrito Federal.

 

Estudantes do DF vão enriquecer acervos escolares

Durante a 35ª da Feira Internacional do Livro de Brasília, alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal vão comprar livros. A Secretaria de Educação do Distrito Federal investiu R$ 1 milhão de reais na ação.

 

Feira do Livro de Brasília tem programação variada

Durante a 35ª da Feira Internacional do Livro de Brasília, estudantes e professores da rede pública de ensino do Distrito Federal participam de uma programação variada. O evento segue até o dia 16 de junho no Complexo Cultural da República que fica na Esplanada dos Ministérios.

 

Estudantes dialogam com Secretário de Educação do DF

Com dois blocos de 30 minutos, especialistas e estudantes mantém um diálogo franco sobre diferentes temas da educação durante programa Papo Reto que é mediado pelo Secretário de Educação do DF, Rafael Parente.

 

Projeto Parque Educador recebe estudantes do DF

Para trabalhar a educação ambiental e patrimonial, estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal visitam parques e participam de atividades diversificadas.

 

Curso para professores aborda ambiente digital

Até o dia 7 de junho, estão abertas as inscrições para o curso EaD Educando para boas escolhas online. Ao todo, há 2 mil vagas e podem participar professores da rede pública de ensino do DF e o objetivo é estimular os estudantes a terem um comportamento cidadão.

 

Pensamento Computacional pode ser trabalhado em sala de aula

O Pensamento Computacional é uma metodologia que pode ser utilizada como ferramenta pedagógica e pode ser integrada às atividades escolares.

 

Prêmio Maria da Penha vai à Escola está com inscrições abertas

Até o dia 14 de junho, estão abertas as inscrições para a primeira edição do Prêmio Maria da Penha vai à Escola. Podem participar profissionais de educação da rede pública de ensino do Distrito Federal que tenham práticas bem-sucedidas de prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

 

Estudantes do DF participam do Papo Reto

Para promover o diálogo com os estudantes da rede pública de ensino do DF, o Secretário de Educação, Rafael Parente, faz a apresentação do Programa Papo Reto. Com dois blocos de 30 minutos, especialistas e alunos podem ter um diálogo franco sobre diferentes temas.

 

Estudantes do Cruzeiro-DF realizam Festival de Curtas

Os estudantes do Centro de Ensino Fundamental 1 do Cruzeiro participam Projeto Cine com Ciência: Luz, Câmera… Educação! Ao longo do ano letivo, eles produzem curtas-metragens que são exibidos durante o Festival Curta um Curta que é realizado na própria escola. Além disso, os selecionados concorrem durante o Festival de Curtas das Escolas Públicas do DF.

 

Estudantes do DF estudam cultura e história afro-brasileiras

Com a realização do Projeto Africanidade nas Escolas, por meio de um espetáculo multilinguagem, alunos de alguns colégios públicos do Gama participam da ação pedagógica-educativa que tem por objetivo valorizar a cultura e a história afro-brasileiras.

 

Estudantes de Taguatinga-DF criam e mantém Horta Escolar

Colocar a mão na terra, manusear sementes, colher produtos na horta escola e aprender sobre temas ambientais são algumas das atividades que integram o Projeto de Educação Ambiental do Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga.

 

Estudantes do DF participam de Oficina de Cinema

Ao todo, 50 estudantes de quatro escolas da Rede Distrital de Educação do DF participam do Projeto Luz, Câmera, Ação. A iniciativa promove gratuitamente oficinas de cinema e audiovisual ministradas por diretores de cinema.

 

Estudantes de São Sebastião produzem curtas-metragens

Mais de 500 estudantes do Centro Educacional São Francisco, mais conhecido como Chicão, participaram do Festival de Cinema Chica de Ouro que é realizado na escola, ao longo ano letivo. Essa ação é um exemplo de como o audiovisual pode ser utilizado como ferramenta pedagógica.

 

Professores participam de curso sobre Pensamento Computacional

Um grupo de trinta professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal participaram de uma formação sobre Pensamento Computacional. Essa ação é um exemplo de como essa metodologia pode ser utilizada como ferramenta pedagógica e integrada às atividades escolares.

 

Festival de Curtas incentiva produção audiovisual

Estudantes da rede pública de ensino do DF podem participar da 5º edição do Festival de Curtas das Escolas Públicas do Distrito Federal. As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de julho no site .

 

Estudantes do DF conhecem o livro Brasília Inspira Poesia

A antologia poética BIP – Brasília Inspira Poesia – reúne textos de 42 artistas-poetas que evidenciam a pluralidade de vozes e observações sobre o Distrito Federal. Estudantes de três escolas da Secretaria de Educação receberam a obra.

 

Estudantes do DF participam do Projeto Concertos Didáticos

Com a realização do Projeto Concertos Didáticos, até o fim deste ano, a previsão é que cerca de 4 mil alunos da rede pública de ensino do DF assistam aos concertos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. As apresentações acontecem sempre no Cine Brasília.

 

Estudantes do DF recebem Cartão Material Escolar

Estudantes da rede pública de ensino do DF, preferencialmente de baixa renda, são contemplados com cartão material escolar. Para atender a mais de 64 mil alunos, os valores previstos para o benefício são de R$ 320,00 para alunos do ensino fundamental e R$ 240,00 para os matriculados no ensino médio.

 

Estudantes do DF debatem sobre feminicídio

Como parte da programação da Semana de Educação para a Vida, que ocorre de 6 a 10 de maio nas escolas públicas do DF, estudantes participaram de Roda de Conversa sobre Feminicídio e Violência contra a Mulher.

 

Estudantes do DF participam da Semana Educação para a Vida

Realizar ações pedagógicas diferenciadas a partir de temas transversais e dar ênfase ao protagonismo estudantil são alguns dos objetivos da Semana de Educação para a Vida que ocorre de 6 a 10 de maio nas escolas públicas do DF.

 

Pequenos estudantes participam de exposição interativa

Até o dia 12 de maio, estudantes da rede pública de ensino do DF podem prestigiar a ação artística-educativa De Ver Cidade – Brasília numa caixa de brincar fica montada até o dia 12 de maio que está montada no vão central no Espaço Cultural Renato Russo, que fica na 508 sul.

 

Festival de Curtas incentiva o protagonismo estudantil

Estudantes da rede pública de ensino do DF podem participar da 5ª edição do Festival de Curtas das Escolas Públicas do Distrito Federal. A ação é uma parceria entre as Secretarias de Educação e de Cultura e a iniciativa integra as atividades da 52ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

 

A escola que queremos é tema de festival de curtas

Estudantes da rede pública de ensino do DF podem participar da 5ª edição do Festival de Curtas das Escolas Públicas do Distrito Federal. Para este ano, os interessados podem realizar os curtas a partir do tema livre e do tema específico que é “A escola que temos, a escola que queremos”.

 

Jogos Escolares do DF revelam talentos esportivos

A 59ª edição dos Jogos Escolares reúne mais de 14 mil estudantes das 14 regionais de ensino da rede pública e também alunos de escolas particulares. A competição é um estímulo ao esporte e uma vitrine para revelar novos talentos esportivos.

 

Estudantes do DF participam do Dia Internacional das Meninas em TIC

Nesta quinta-feira, meninas de todo o mundo participam de eventos relativos do Dia Internacional das Meninas em TIC. Aqui no DF, estudantes da rede pública participam de atividades com o objetivo de empoderar e encorajar as jovens a buscarem carreiras no setor da tecnologia.

 

Secretaria de Educação do DF promove segunda Virada Pedagógica

Nesta quarta-feira, dia 24 de abril, mais de 20 mil profissionais, entre professores e especialistas em educação, participam da segunda edição da Virada Pedagógica. A ação tem por objetivo discutir temas atuais e compartilhar experiências de ensino.

 

Estudantes do DF são incentivados a realizar curtas-metragens

Alunos do Centro de Ensino Fundamental 11 de Ceilândia já compreendem a importância da linguagem audiovisual para o processo de ensino e de aprendizagem e alguns já estão motivados a produzir filmes para concorrer à 5ªedição do Festival de Curtas das Escolas Públicas do Distrito Federal.

 

Estudantes visitam a Residência oficial de Águas Claras

A abertura da Residência oficial de Águas Claras para os estudantes da rede pública promove um tour cívico e cultural dependências da propriedade. Além do passeio pela área externa, pelas salas, pelo gabinete do governador e pela área externa, os alunos assistem a uma palestra sobre a história de Brasília.

 

Estudantes do DF participam dos Jogos Escolares

Tradição nas escolas do DF, a 59ª edição dos Jogos Escolares já começou. Os alunos participam em duas categorias: 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. Os vencedores de cada região administrativa disputam fase distrital. Após essa etapa, os ganhadores vão representar o DF nos Jogos Escolares da Juventude – competição nacional.

 

Tecnologia já faz parte do cotidiano dos estudantes

A presença de ferramentas tecnológicas já direciona o processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes a partir de outras perspectivas e de outro paradigma educacional.

 

Abertas as inscrições para Olimpíada de Língua Portuguesa

Até o dia 30 de abril estão abertas as inscrições para a 6 edição da Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. A competição é direcionada aos estudantes do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de escolas públicas de todo país.

 

Prova Diagnóstica foi realizada por estudantes do DF

Mais de 190 mil alunos da Secretaria de Educação do DF fizeram a Prova Diagnóstica 2019. Após o término dos testes de Português e Matemática, jovens do Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte.

 

Estudantes do CEF 8 de Taguatinga fazem prova diagnóstica

Depois de realizarem as questões de Português e Matemática, com 20 itens cada, jovens do Centro de Ensino Fundamental 8 Taguatinga Norte concluíram a prova. Os alunos e professores avaliaram os testes. Mais de 190 mil estudantes fizerem a prova.

 

Novos servidores ingressam na Secretaria de Educação

Um grupo de orientadores educacionais e professores vão reforçar o quadro de profissionais da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

 

Abertas as inscrições para Olimpíada Brasileira de Robótica

Até o dia 18 de maio estão abertas as inscrições para a 10 edição da Olimpíada Brasileira de Robótica. A competição é direcionada aos estudantes do ensino fundamental, do ensino médio, técnico e educação de jovens e adultos das escolas públicas de todo país.

 

Estudantes do DF participam do segundo dia da Prova Diagnóstica

Nesta quinta-feira, dia 11 de abril, alunos da rede pública de ensino do DF participam do segundo dia da Prova Diagnóstica 2019 Composto por questões objetivas de Português e Matemática, o teste vai servir para subsidiar políticas públicas e verificar o rendimento dos estudantes.

 

Estudantes do DF fazem Prova Diagnóstica

Nesta quarta e quinta, dias 10 e 11 de abril, alunos da rede pública de ensino do DF farão a Prova Diagnóstica 2019. Composto por questões objetivas de Português e Matemática, o teste vai servir para subsidiar políticas públicas e verificar o rendimento dos estudantes.

 

Tecnologia aliada à Educação incentiva aprendizado

Professores da rede pública de ensino do DF já realizam trabalhos que incluem as novas tecnologias da informação para incentivar e enriquecer o processo de ensino e de aprendizagem.

 

Estudantes visitam a Residência oficial de Águas Claras

A abertura da Residência oficial de Águas Claras para os estudantes da rede pública promove um tour cívico e cultural dependências da propriedade. Além do passeio pela área externa, pelas salas, pelo gabinete do governador e pela área externa, os alunos assistem a uma palestra sobre a história de Brasília.

 

Gestores visitam escolas do DF

Por meio do projeto Secretaria Itinerante, a cada semana, gestores da Secretaria de Educação do DF visitam até oito escolas de uma regional de ensino. Numa van, todos seguem para as visitas – uma espécie de caranava da educação.

 

Secretário de Educação e gestores visitam escolas do DF

Na sexta-feira, dia 5 de abril, com a realização do projeto Secretaria Itinerante, gestores da Secretaria de Educação do DF visitaram a Escola Classe 12 e outros colégios da regional de ensino de Taguatinga. Numa van, todos seguiram juntos para realizar as visitas – uma espécie de caranava da educação.

 

Educação do DF investe em sistemas de gestão

AA utilização de bons sistemas de gestão de escolar significa aprimorar a qualidade da educação. Nesse sentido, a Secretaria de Educação do DF também vai investir na melhoria dos sistemas e a contratação de uma fábrica de software.

 

Secretaria de Educação do DF lança 5ª edição de Festival de Curtas

A Secretaria de Educação do DF, por meio da Gerência de Produção e Difusão de Mídias Pedagógicas, em parceria com a Secretaria de Cultura,realiza, na manhã desta quarta-feira, dia 3 de abril, o lançamento da 5ª edição do Festival de Filmes de Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília. O evento ocorre no Espaço Israel Pinheiro – localizado na Praça dos Três Poderes.

 

Educação do DF investe na aquisição de computadores

Por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, a Secretaria de Educação do DF vai finalizar a compra de 2.500 computadores que vão ser distribuídos para 70 escolas do ensino fundamental para atender a 30 mil estudantes.

 

Secretaria de Educação vai produzir material didático

Um grupo de 75 professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal vai produzir material didático específico para a rede pública de ensino do Distrito Federal. Essa ação pedagógica é inédita.

 

Mês da Mulher com cultura e educação

Um mês especial para reafirmar a importância das mulheres professoras e servidoras da Secretaria de Educação do DF. Para essas importantes profissionais, a pasta organizou uma série de atividades educativas e culturais.

 

Café Pedagógico valoriza trabalhos educativos de sucesso

Secretaria de Educação do Distrito Federal realiza o projeto Café Pedagógico para valorizar e reconhecer as ações positivas já desenvolvidas nas escolas da rede pública de ensino.

 

Secretaria de Educação do DF lança EducaDF

Programa da Educação do DF engloba cinco pilares que visam aprimorar a formação dos profissionais, além de promover a paz, melhorar a avaliação nas escolas, incentivar o uso de novas tecnologias, entre outras iniciativas.

 

Educação do DF investe em infraestrutura tecnológica

Secretaria de Educação do Distrito Federal, por meio da Subsecretaria de Modernização e Tecnologia, planeja e realiza diferentes ações para melhorar infraestrutura tecnológica da rede pública de ensino.

Recursos tecnológicos são aliados da gestão escolar

A Secretaria de Educação do Distrito Federal disponibiliza recursos tecnológicos para que os servidores tenham acesso às informações e aos processos administrativos e pedagógicos. Para isso, muitas ações são realizadas.

Governo do DF anuncia reforço na segurança de escolas

Escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal vão contar com o reforço de 180 militares para assegurar mais segurança. Haverá monitoramento de inteligência.

 

Festival de Curtas incentiva participação de alunos do DF

Estudantes da rede pública de ensino do DF podem participar da 5ª edição do Festival de Curtas das Escolas Públicas do Distrito Federal. A ação pedagógica já se consolidou como um evento importante para o processo de ensino e de aprendizagem.

 

Secretaria de Educação promove primeira Virada Pedagógica

Nesta quarta-feira, dia 20 de março, mais de 12 profissionais, entre professores e especialistas em educação, participamda primeira edição da Virada Pedagógica. A ação tem por objetivo discutir temas atuais e compartilhar experiências de ensino.

 

Professores podem produzir materiais pedagógicos

Interessados em participar do grupo que vai ser responsável pela elaboração de materiais pedagógicos para a rede pública de ensino do Distrito Federal podem efetuar a inscrição até o dia 22 de março no site www.eape.se.df.gov.br.

 

Cotidiano de Refugiados é tema de exposição de estudantes do DF

A exposição de artes visuais Diáspora – sentir o outro – uma imersão no drama de milhões de refugiados traz pinturas, desenhos e uma instalação interativa produzidos por 15 estudantes de altas habilidades de Brazlândia.

 

Estudantes do DF participam de Companhia de Teatro

Um grupo de alunos do Centro de Ensino Médio Elefante Branco que já participaram de experiências teatrais na escola, reuniram-se, idealizaram e criaram a Companhia de Teatro da escola.

 

Parque Nacional de Brasília recebe estudantes e professores

Atividades e projetos de Educação Ambiental são realizados no Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como Água Mineral. Professores e estudantes da Secretaria de Educação do DF podem participar de diferentes atividades.

 

Estão abertas as inscrições para a 15ª Olimpíada de Matemática

A competição é direcionada para estudantes que cursam do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e da 1ª a 3ª série do ensino médio da rede pública e particular. A olimpíada tem por objetivo revelar alunos com grande aptidão para a matemática e os interessados podem fazer a inscrição até o dia 15 de março.

 

Secretaria de Educação do DF investe na formação dos educadores

O Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação – a Eape- é o espaço da Secretaria de Educação do Distrito Federal que oferece formação continuada e gratuita aos professores da rede. Para o ano letivo 2019 há algumas novidades.

 

Projeto leva estudantes do DF ao cinema

A Escola no Cinema é o nome do projeto que leva estudantes da rede pública de ensino do DF às salas do Cine Cultura Liberty Mall. Além das sessões gratuitas, o transporte e o lanche também são oferecidos. As inscrições para participar da atividade podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro.

 

Estudantes do DF podem fazer inscrição para os CIDS

Os Centros de Iniciação Desportiva da Secretaria de Educação, mais conhecidos como CIDS, estão com inscrições abertas até o dia 14 de março no site da SEEDF.

 

Professores conversam sobre Cinema e Educação

Mais de 50 professores do Centro Educacional São Francisco reuniram-se para debater o tema Cinema e Educação. A ação pedagógica foi mediada pelo professor de artes João Rafael da Gerência de Produção e Difusão de Mídias Pedagógicas da Secretaria de Educação do DF.

 

Secretaria de Educação do DF oferece curso de audiovisual

Professores da rede pública de ensino do DF podem participar da 6ª edição do curso Nos Caminhos do Audiovisual – Novas Trilhas. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de março no site www.eape.se.df.gov.br A formação é promovida pela Gerência de Produção e Difusão de Mídias Pedagógicas – o Canal E – e pelo Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação.

 

Ginástica nas Quadras está com inscrições abertas

 

O Programa Ginástica nas Quadras da Secretaria de Educação está com inscrições abertas até o dia 14 de março. Os interessados devem acessar o site da SEEDF para fazer a inscrição e escolher onde desejam participar do programa que ocorre nas 14 regionais de ensino.

 

Educadores destacam importância da Semana Pedagógica

Previsto no calendário escolar, a Semana Pedagógica é um período importante para os educadores planejarem as atividades pedagógicas.

Acesse o link para ouvir o áudio da matéria:

Inovar para aprender – esse é o lema da SEDF

A utilização de metodologias inovadoras é uma das propostas pedagógicas da Secretaria de Educação do Distrito Federal para o ano letivo 2019.

Acesse o link para ouvir o áudio da matéria:

Novas propostas vão orientar o fazer pedagógico

Para o ano letivo 2019, a Secretária Adjunta para a Organização do Trabalho Pedagógico, Janaína Almeida, apresenta ações importantes e algumas orientações pedagógicas.

Acesse o link para ouvir o áudio da matéria:

Gestão Compartilhada já é realidade no DF

Quatro escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal participam do projeto piloto de Gestão Compartilhada que é realizado em parceria entre a Secretaria de Educação e Secretaria de Segurança Pública.

Acesse o link para ouvir o áudio da matéria:

Semana pedagógica é um momento importante para a educação

Durante cinco dias, professores e coordenadores vão se reunir para elaborar as ações pedagógicas que vão ocorrer ao longo do ano letivo.

Acesse o link para ouvir o áudio da matéria:
 

Secretaria de Educação reforça o time de professores

Para o ano letivo 2019, a Secretaria de Educação do DF reforça o time de profissionais com a contratação de professores temporários e com outras iniciativas.

Acesse o link para ouvir o áudio da matéria:
 

Escola do DF investe em projeto para preservação da água

Estudantes que participam do Projeto Agrourbano Plantando Água que é realizado no Centro Educacional Agrourbano Ipê, localizado no Riacho Fundo II (DF), investem em iniciativas que promovem práticas sustentáveis para o uso da água. Iniciativa extrapola o ambiente escolar.

Acesse o link para ouvir o áudio da matéria:

Secretaria de Educação do DF investe na formação dos educadores

O Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação – a Eape- é o espaço da Secretaria de Educação do Distrito Federal que oferece formação continuada e gratuita aos professores da rede. Para o ano letivo 2019 há algumas novidades.

Acesse o link para ouvir o áudio da matéria:

Começam as aulas na rede pública do DF

A partir dessa segunda-feira, estudantes e professores voltam à rotina nas 680 unidades escolares da Secretaria de Educação.  A rede distrital de educação tem como pilares três conceitos: acolher, valorizar e fortalecer.

Acesse o link para ouvir o áudio da matéria:

 

Escola de Ceilândia adota modelo de Gestão Compartilhada

O Centro Educacional 7 de Ceilândia participa do projeto piloto de Gestão Compartilhada realizado em  parceria entre a Secretaria de Educação do DF e a Secretaria de Segurança Pública. A primeira é responsável pela parte pedagógica e segunda, pela parte administrativo-disciplinar.

Acesse o link para ouvir o áudio da matéria:

Estudantes do DF vão receber Cartão Material Escolar

Estudantes da Secretaria de Educação do DF, preferencialmente de baixa renda, vão ser contemplados com cartão material escolar. Para atender a 60 mil alunos, o investimento será de R$ 27,4 milhões.

 

Acesse o link para ouvir o áudio da matéria:

Estudantes do DF participam do CIVEBRA

A música dá o tom das atividades escolares durante a realização da 40ª edição do Curso Internacional da Escola de Música de Brasília. O evento segue até o dia 23 de fevereiro.

Acesse o link para ouvir o áudio da matéria:

Estudantes do DF lançam campanha antirracista

Estudantes de escola pública do Paranoá lançam campanha contra o racismo na escola. A ação foi desenvolvida por adolescentes vinculados ao Projeto Onda – iniciativa do Instituto de Estudos Socioeconômicos -Inesc.

Acesse o link para ouvir o áudio da matéria: