27/09/19 às 13h57 - Atualizado em 6/10/22 às 18h57

Começam as inscrições para matrícula 2020

Últimos testes para garantir a segurança das inscrições foram feitos com sucesso e o link  já está disponível no portal

O início das inscrições para novos estudantes que pretendem ingressar na rede pública de ensino começou às 14h desta sexta-feira, 27/9. Terminaram com sucesso os testes das contramedidas implantadas para evitar novos ataques hackers como os que ocorreram na quarta-feira da semana passada, 19/9. A invasão já havia sido controlada desde o último fim de semana. O i-Educar foi um dos sistemas atacados. Por meio dele é gerado o link das inscrições para as matrículas. Os testes da manhã de hoje foram feitos para garantir a segurança de todos que se inscreverem na rede pública de ensino. Se necessário, o atraso das inscrições, marcadas para começarem na última quarta-feira, 25/9, serão repostos. Todas as informações sobre a matrícula 2020 podem ser obtidas na página especial que a Secretaria disponibilizou para os interessados.

→ Tire todas as suas dúvidas em Matrículas 2020 ←

Quem conseguiu fazer sua inscrição quando o link foi para o ar, entre 8h e 9h de hoje, não precisa se preocupar porque a inscrição está válida. Além do portal, as inscrições também poderão ser feitas pela Central 156, opção 2, a partir do dia 1º de outubro. O horário de atendimento é das 7h às 21h. O período de inscrição é apenas para novos estudantes e vai até 24 de outubro. Pelo site, as inscrições podem ser feitas em qualquer horário.

Os únicos meios de fazer as inscrições são pelo site da SEEDF ou pela Central 156. A Secretaria ressalta que os interessados não devem fazer filas em frente às escolas, pois isso não vai garantir vagas para os estudantes. Os resultados saem em dezembro e o momento de ir a escola será somente na efetivação das matrículas, em janeiro de 2020. A Secretaria divulgará amplamente estas datas.

Os estudantes novos podem se inscrever a partir de hoje na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Para a inscrição, o interessado precisa possuir o número de CPF do estudante que será inscrito e o CEP da residência em que mora ou do local de trabalho dos pais ou responsáveis. Com essas informações, a Secretaria de Educação realizada o cruzamento de dados e aloca os novos estudantes preferencialmente em unidades escolares na região do CEP informado.

A Secretaria informa que não haverá favorecimento por ordem da inscrição dos estudantes. Tudo é feito por meio do sistema de geoprocessamento. Ou seja, pela localidade mais próxima do CEP informado.

Caso o interessado espere pelas vagas remanescentes, concorrerá a uma das vagas que sobrarem após a efetivação das matrículas disponibilizadas, portanto podem estudar um pouco mais distantes de casa. A Secretaria recomenda obedecer aos prazos.

Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF

Para quem já é da rede

A renovação e o remanejamento dos estudantes que já são da rede pública começarão em outubro. A renovação será entre 2 e 11 de outubro e o remanejamento entre 21 e 1º de novembro. A renovação e o remanejamento são feitos diretamente na secretaria escolar da unidade em que o aluno já estuda. No ano passado, em torno de 1.500 estudantes que já são da rede se inscreveram como alunos novos. Portanto, todos devem prestar atenção no calendário da matrícula, disponível na página feita pela SEEDF.

Estudantes com deficiência

O cadastramento e a triagem de novos estudantes com deficiência serão realizados de 1º a 24 de outubro, na coordenação regional de ensino mais próxima da casa ou do trabalho dos pais ou responsáveis.

Resultado e efetivação

O resultado das inscrições para novas matrículas será divulgado em dezembro, no site da SEEDF.  Só em janeiro de 2020 as matrículas deverão ser efetivadas diretamente na escola em que o interessado foi contemplado. A data ainda será divulgada. As vagas remanescentes, aquelas que sobraram depois deste processo, devem ser abertas apenas após a efetivação das matrículas dos estudantes inscritos no período correto.

Inscrições para EJA

Para maiores de 15 anos que não terminaram o ensino fundamental e maiores de 18 anos que deixaram de concluir o ensino médio e agora queiram finalizar os estudos em 2020, as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), tanto pela Internet quanto pela Central 156, terão início em 25 de outubro e seguirão até o dia 1º de novembro. Todas as regionais de ensino ofertam 1º, 2º e 3º segmentos, para promover o acolhimento das pessoas que se afastaram da escola na idade regular.