gototop

Revista Com Censo

 

Seleção de trabalhos para publicação na revista COM CENSO de Estudos Educacionais no DF

 


 

  EDIÇÕES ↓ 
→ Clique nas imagens para ver as edições completas

RCC Nº 7

• Aprensentação 

Entrevista – Susane Rodrigues de Oliveira 

Relato - Formação continuada e educação para as relações étnico-raciais: Possibilidades pedagógicas 

Relato - Formação continuada de educadores/as em mediação de conflitos no contexto escolar da SEEDF

Relato - Um aluno surdo: Uma prática relevante para o despertar da linguagem 

Artigo - Processos de docilização e resistência do corpus negro em uma escola pública do Distrito Federal 

Artigo - A educação em gênero e sexualidades na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal: do currículo oculto ao Currículo em Movimento

Artigo - Educação ambiental na perspectiva da escola emancipatória e emancipadora 

Artigo - As contribuições da licenciatura em Educação do Campo na transformação das relações de gênero 

Artigo - É possível transformar a escola e os/as professores/as? Desafios para a formação em gênero e sexualidade 

Artigo - Formação continuada de professores: (Re)negociando significados na construção da escola inclusiva 

Artigo - Integração curricular na prática: A experiência do grupo PROEJA Transiarte - Observatório da Educação 



RCC Nº 6

• Aprensentação 

Entrevista – Marcelo Machado Feres
Relato - Integração curricular do Ensino Médio com a Educação Profissional: ação pedagógica na formação integral do estudante 
Relato - A implantação da Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional no Centro Educacional Irmã Maria Regina Velanes Regis: origem histórica e contexto social e político 
Relato - O ensino de arte no contexto da Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos: reflexões a partir das vivências no curso técnico em controle ambiental do CED Irmã Maria Regina Velanes Regis 
Artigo - A integração curricular do ensino médio com a educação profissional: reflexões sobre a atividade humana do trabalho 
Artigo - A legislação sobre a educação profissional técnica de nível médio: um estudo para auxiliar a adoção de políticas educacionais no Distrito Federal 
Artigo - A expansão da oferta integrada da educação profissional: princípios e estratégias 
Artigo - Educação profissional: evolução e transformações do ensino técnico entre os anos 2003 e 2011 
Artigo - O projeto integrador nos planos de curso da educação profissional: uma reflexão técnica do Distrito Federal 
Artigo - Projeto Talento CESAS: um olhar pedagógico multirreferenciado para a integração da Educação Profissional com a Educação de Jovens e Adultos 
Artigo - A articulação do Sistema de Educação para a efetivação da Educação Profissional de jovens e adultos trabalhadores no município de Luziânia-GO 
Artigo - A construção colaborativa de mapas conceituais como estratégia de sensibilização do corpo docente de uma escola técnica da área da saúde: relatos e desafios


 

RCC Nº 5

• Aprensentação 

Entrevista- FE/UnB e SEEDF: Conversa dialogada sobre a Educação de Jovens e Adultos e suas interfaces 
Relato - Programa DF Alfabetizado: Série Histórica 
Relato - Construção de Políticas Públicas no âmbito da gestão Central, Intermediária e Local da Educação de Jovens e Adultos na SEEDF: mobilizando as inquietudes 
Relato - Esporte, educação e o sistema prisional canadense 
Relato - Marcos histórico-político-legais e institucionalização da educação no sistema prisional do Distrito Federal 
Relato - Desafios na atuação da Coordenação Intermediária de Educação de Jovens e Adultos: experiências na CRE Recanto das Emas  
Artigo - Um olhar sobre o Método Paulo Freire na Educação de Jovens e Adultos 
Artigo - Educação Especial na Educação de Jovens e Adultos 
Artigo - Dez anos de educação para jovens e adultos na modalidade a distância: uma educação possível 
Artigo - A Educação de Jovens e Adultos e a Intersetorialidade 
Artigo - Educação de Jovens e Adultos na penitenciária feminina do Distrito Federal: possibilidade de pesquisa através do Materialismo Histórico-Dialético 
Artigo - Caminhos para a construção de uma política de integração curricular da educação profissional com a EJA: A experiência do Centro Educacional Irmã Maria Regina Velanes Regis no âmbito da SEEDF 




RCC Nº 4

Apresentação

Dados do Censo Escolar 2015

Entrevista - Márcia Ângela da Silva Aguiar

Relato - As relações colaborativas na comunicação entre gerações docentes: Uma análise revelada em narrativas reflexivas de professoras supervisoras de programas institucionais de incentivo à docência

Relato - Desafios e reflexões sobre turmas de aceleração da aprendizagem no Distrito Federal

Artigo - Os desafios da carreira dos profissionais da educação à luz do Plano Nacional de Educação

Artigo -  Formação docente: Desenvolvimento profissional e valorização do professor

Artigo - Formação de professores da correção da distorção idade-série no Distrito Federal: Primeiras impressões

Artigo - O quadro de saúde dos servidores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal: Um estudo de caso

Artigo - Currículo e relações de gênero: Reflexões acerca do currículo da SEDF

Artigo - Uma análise das percepções sobre a violência entre jovens da periferia no ambiente escolar


RCC Nº 3

• Apresentação 

Entrevista - Vânia Leila de Castro Nogueira & Seir Pereira da Silva 

Entrevista - Maria Aparecida Vieira Correia

Relato - Dez anos de Bloco Inicial de Alfabetização: avaliar e intervir 

Relato - A alfabetização no Distrito Federal a partir do Bloco Inicial de Alfabetização 

Relato - Dez anos do Centro de Referência em Alfabetização: a implantação em Sobradinho 

Relato - O Centro de Referência em Alfabetização de Santa Maria: memória, realizações e desafios 

Relato - Centro de Referência em Alfabetização: vivendo a experiência na Regional de Ensino de Planaltina 

Artigo - O Centro de Referência em Alfabetização - CRA: contexto da formação docente no Distrito Federal

Artigo - Progressão continuada no Bloco Inicial de Alfabetização: Por uma escola diferente da que conhecemos

Artigo - "Por que a sopa de pedra da velha é tão gostosa?": a leitura pode fazer diferença na vida dos alunos 

Artigo - Ludicidade: as possibilidades de uma prática bem sucedida na alfabetização

Errata 

Artigo - Identificando práticas pedagógicas inclusivas na sala de aula 

Artigo - O portfólio e o reagrupamento no processo de alfabetização: estilos de aprendizagem em evidência 



RCC Nº 2

• Apresentação

Reflexão - A Construção do Projeto Político-Pedagógico

Entrevista - José Francisco Soares

Relato - Trabalho e Amor 

Artigo - Eleição Democrática: Reflexos na Qualidade da Gestão

Artigo - Escolas Bem-Sucedidas: Como são?

Artigo - Lei de Gestão Democrática No 4.751/2012

Artigo - O Cineclube e a Educação Emancipatória

 Artigo - A Avaliação Formativa no Cotidiano da Escola de Anos Finais

Artigo - Uma Visão Panôramica do Sucesso Escolar em Tempo Integral

Resenha - Guia Prático da Política Educacional no Brasil



RCC Nº 1

 • Apresentação

Reflexão - Falta uma Palavra no Vocabulário da Inclusão

Entrevista - Secretário Binho Marques

Relato - A Construção do 1o Plano Distrital de Educação

Artigo - A Formulação do Sistema Único em Mato Grosso

Artigo - Políticas Públicas Educacionais para a Educação Física 

Artigo - Análise Histórica do Ensino Médio Integrado no Brasil

Artigo - Expressão Espacial da Qualidade Educacional no DF

Artigo - Educação Integral: O Desafio da Construção de uma Política

Artigo - Censo Escolar da Educação Básica: Uma Referência

Resenha - Ser Criativo: O Poder da Improvisação na Vida e na Arte


A educação em gênero e sexualidades na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal: do currículo oculto ao Currículo em Movimento

 
VOCÊ ESTÁ AQUI: Início