Quarta, 01 Novembro 2017

Fórum Distrital de Educação/FDE na Construção da Democracia Participativa

O amplo e democrático processo de participação da sociedade civil na realização da 2ª Conferência Nacional de Educação (Conae/2014), desde suas etapas preparatórias realizadas nos municípios, estados e no Distrito Federal, contribuiu de maneira inegável para consolidar o avanço das políticas de educação, especialmente, para o estabelecimento do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014/2024, para consolidação dos planos estaduais/distrital e municipais de educação, bem como para a sua implementação e avaliação. Infelizmente, o atual governo federal desmontou o FNE e inviabilizou a Conae 2018, sob coordenação do FNE, democrática e legitimamente articulada.

Para assegurar o debate democrático sobre o direito à educação e a forma de implantá-lo, 26 entidades representativas dos movimentos sociais vinculados à educação se retiraram do Fórum Nacional de Educação e constituíram o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE). O FNPE trabalha para garantir a Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2018) como forma de organizar e manter a mobilização em torno da defesa dos Planos de Educação Nacional, estaduais, municipais e Distrital. Também defende a necessidade de monitoramento de suas metas e da análise crítica das medidas que tem inviabilizado a efetivação desses Planos.

O Fórum Distrital de Educação (FDE), juntamente com a Secretaria de Educação do Distrito Federal e outros 22 Fóruns Estaduais de Educação, aderiram à CONAPE mantendo o compromisso com a participação popular e organização da comunidade educacional, nos seus diferentes segmentos e setores. Como primeiro passo para este processo no DF, o FDE apresenta o calendário de mobilização e realização das Conferências preparatórias para a CONAPE – Etapa Distrital.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES/ETAPAS PARA ELEIÇÃO DE DELEGADOS DA CONAPE - ETAPA DISTRITAL

PERÍODO

01/11 a 15/12/2017

Conferências Livres – por temática. Segmento, etapa e modalidade