Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
9/08/19 às 17h37 - Atualizado em 17/05/23 às 18h13

Comunidades de aprendizagem é tema de formação

 

Profissionais da educação interessados em aprender sobre comunidades de aprendizagem poderão se inscrever para a Formação da Rede de Comunidade de Aprendizagem. O objetivo da formação é construir uma política pública que viabilize a implantação de inovações educativas para além dos recursos tecnológicos digitais.

 

O evento de abertura da formação será no dia 15 de agosto, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, no auditório do Centro Universitário do Distrito Federal, na 704/904 sul. A formação terá a participação do professor José Pacheco, fundador e idealizador da Escola da Ponte – Portugal, referência para as comunidades de aprendizagem.

 

Projeto inovador

 

Desde maio de 2018, a rede pública do Distrito Federal conta com a Comunidade de Aprendizagem (CAP) do Paranoá. Lá, o ensino por meio de projetos ganha protagonismo. A iniciativa é pioneira no DF. O CAP foge da estrutura convencional de escolas, em que o espaço de ensino é separado por salas e formado por carteiras enfileiradas de frente para um quadro negro. Não há salas de aula. A ideia é que os estudantes proponham temas e os desenvolvam por meio de projetos, oficinas e roteiros de estudo. Os alunos são instigados a aprender diante de problemas da comunidade que, por sua vez, deve se envolver com o cotidiano escolar.

 

Governo do Distrito Federal