Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
20/02/20 às 16h55 - Atualizado em 6/10/22 às 18h54

Educação e Saúde criam comissão para combater a dengue nas escolas

A comissão fará recomendações para a mobilização permanente das unidades escolares

 

Aldenora Moraes, Ascom/SEEDF

 

Ações de combate à dengue têm sido realizadas em todo o DF. Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

 

O estudante do Centro Interescolar de Línguas do Guará, Felipi Alisson de Sousa, teve dengue e as lembranças ruins ainda o acompanham. “Tive todos os sintomas clássicos: febre, dores no corpo, nos olhos. Fiquei muito abatido”, relembra. Para a prevenção e enfrentamento de agravos relacionados à dengue,  como o caso de Felipe, à chikungunya e ao zika vírus foi instituída uma comissão especial, por meio de portaria conjunta, da qual fazem parte as secretarias de Educação  (SEEDF) e a de Saúde (SESDF).

 

A Comissão Especial de Análise e Seleção de Material Pedagógico relativo à dengue tem como objetivo analisar informações que auxiliem o planejamento dos professores e que oportunizem aos estudantes acesso à informações diversas, que se integrem ao conteúdo das diferentes disciplinas da educação básica, mostrando que letramento e conscientização podem caminhar juntos na promoção da saúde.

 

No dia 11 de março, a SEEDF, em parceria com outros órgãos, promoverá o Dia D de Combate à Dengue. Todas as 14 Coordenações Regionais de Ensino do DF vão participar. Haverá caminhadas de conscientização com a distribuição de material sobre a dengue, além de contar com a vistoria da Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (Dival) em diversas escolas públicas. Um ponto de concentração será instalado no Centro de Ensino Médio 03 de Ceilândia para monitorar as ações.

 

Letramento e conscientização

 

A SEEDF tem reafirmado seu compromisso social com a qualidade da educação e com o intuito de garantir que o Currículo continue a serviço da população. Para tanto, recomenda à comunidade escolar a inserção de atividades pedagógicas que contribuam para a mobilização permanente contra a dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypt.

 

Reuniões têm sido realizadas periodicamente para definir providências que impeçam a proliferação do mosquito. Segundo dados da SES, 92% dos focos do mosquito estão nos quintais das casas, o que revela a importância da conscientização nas escolas para que cada cidadão saiba da sua responsabilidade quanto ao enfrentamento da dengue.

 

Ouça o Podcast Educa DF sobre Coronavírus e Dengue

 

Governo do Distrito Federal