Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/11/19 às 17h15 - Atualizado em 4/12/19 às 16h03

Conheça a Educação Profissional

 

 

Atualmente, a educação profissional e tecnológica da rede pública do Distrito Federal contempla cerca de 8,5 mil estudantes, sendo ofertada gratuitamente em 11 unidades escolares localizadas em Ceilândia, Taguatinga, Brazlândia, Cruzeiro, Guará, Planaltina, Gama e Plano Piloto.

 

O objetivo maior da modalidade é fomentar ao estudante habilitação profissional para a vida e para o mundo do trabalho. Assim, o ensino desenvolve as capacidades para utilizar, desenvolver ou adaptar tecnologias, compreendendo as implicações delas decorrentes, bem como suas relações com o processo produtivo e com a sociedade.

 

Os cursos ofertados pela Secretaria de Educação seguem as orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como atendem o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) do Ministério da Educação (MEC), com cargas horárias mínimas de 800, 1.000 ou 1.200 horas.

 

Desta forma, os cursos possuem validade nacional, pois estão registrados junto ao Ministério da Educação (MEC), por meio do  sistema de registro, divulgação de dados e de validação de diplomas de cursos de nível médio da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC).

 

As formas de oferta, dividem-se em subsequente ou articulada ao Ensino Médio, sendo esta integrada ou concomitante:

 

Subsequente: para quem já concluiu o Ensino Médio.

 

Integrada ao Ensino Médio: a formação ocorre em um mesmo currículo que integra a Base Nacional Curricular Comum e os componentes curriculares específicos do curso técnico ofertado, com matrícula única do estudante e, portanto, na mesma escola. São os casos do CEMI Gama e do CEMI do Cruzeiro, por exemplo.

 

• Concomitante ao Ensino Médio: a formação ocorre com currículos integrados no conteúdo e articulados na forma, integrando a Base Nacional Curricular Comum e os componentes curriculares específicos do curso técnico ofertado, podendo acontecer na mesma unidade escolar ou em unidade diferente, sendo para isso necessário o estabelecimento de duas matrículas.

 

As modalidades de oferta ocorrem ainda no formato presencial ou à distância:

 

• Presencial: a organização curricular prevê a execução de todos os componentes curriculares e seus respectivos conteúdos por meio de aulas em que os estudantes e os docentes estão fisicamente no mesmo local e ao mesmo tempo, o que exige o cumprimento da carga horária prevista com definição de hora de início e final.

 

• Educação a Distância (EaD): a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, em que os estudantes e docentes desenvolvem atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

 

A rede conta também com a Escola de Música de Brasília, que oferece cursos técnicos de nível médio, bem como formação inicial e continuada, sendo uma referência nacional no ensino de música.