11/11/19 às 14h54 - Atualizado em 6/10/22 às 18h54

Escolas recebem premiação por educação ambiental

Prêmio contemplou unidades que se destacaram na regional do Núcleo Bandeirante

João Gabriel Amador, Ascom/SEEDF

Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

Valorizar trabalhos que promovem a sustentabilidade, a educação ambiental e o protagonismo estudantil. Esse foi o objetivo do 1º Desafio Escolas Sustentáveis, desenvolvido pela coordenação regional do Núcleo Bandeirante. A premiação foi entregue nesta segunda-feira (11/11).

No total, seis unidades receberam a premiação, contemplando diferentes etapas de ensino: educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental, ensino médio, altas habilidades e educação inclusiva.

A coordenadora regional do Núcleo Bandeirante, Ana Maria Silva, e representantes da comissão julgadora entregaram os prêmios pessoalmente nas escolas, que receberam um troféu pela conquista, além de R$ 1 mil para a unidade escolar e R$ 500 para os professores responsáveis pelos projetos vencedores.

A turma de altas habilidades do CAIC do Núcleo Bandeirante foi uma das classes vencedoras e apresentou obras de arte realizadas com tintas de pigmentação natural, produzidas pelos próprios estudantes. Para a professora Klévia Lima, as atividades puderam reunir diferentes conhecimentos. “Um dos objetivos foi mostrar respeito ao tempo da natureza, sabendo o momento adequado de extrair as plantas e frutos. Além disso, puderam observar as diferentes aplicações de produtos naturais e se integrarem com o ambiente ao redor da escola”, destacou a educadora.

Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

O contato direto com a natureza também foi estimulado na Escola Classe 01 da Candangolândia, onde as professoras Ana Glória Silva e Edna Matheus transformaram parte do terreno em uma horta. Com a ajuda diária dos alunos da educação inclusiva, as educadoras plantam couve, milho, melancia, manjericão, e outros alimentos, usando restos da merenda escolar como adubo. “Além de ensinarmos sobre alimentação e sobre cuidados com a natureza, é uma forma de deixar esses alunos mais tranquilos e fortalecer a interação deles com a escola”, ressaltou Edna, que vibrou muito com o prêmio.

Durante o restante do dia, as demais escolas também foram visitadas. Confira abaixo as unidades vencedoras do 1º Desafio Escola Sustentável da regional do Núcleo Bandeirante:

CEI do Núcleo Bandeirante (Ed. Infantil)

CEM Urso Branco (Classe Especial)

CAIC (Altas habilidades)

EC 01 Candangolândia (Anos Iniciais)

CED Vargem (Anos finais)

CEM 1 (Ensino Médio)