Escola de Gestão Compartilhada

Aqui você pode conferir o que é real e o que é fake news – boato ou mentira – sobre as escolas de gestão compartilhada que estão sendo implantadas pelo Governo do Distrito Federal por meio de parceria entre as secretarias de Educação e a de Segurança Pública.

⇓clique no banner para saber o que é verdade e mentira⇓

Fique por dentro do projeto
O que é?

O projeto de gestão compartilhada consiste em uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. As duas pastas estão realizando ações conjuntas a fim de proporcionar uma educação de qualidade para os estudantes da rede pública de ensino do DF, além de construir estratégias voltadas ao policiamento comunitário e ao enfrentamento da violência no ambiente escolar. O objetivo é promover uma cultura de paz e o pleno exercício da cidadania.

Destinado a estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, o projeto começou a ser implementado no início do ano letivo de 2019. A princípio, quatro escolas já receberam o projeto. Posteriormente, a gestão compartilhada poderá ser ampliada para outras unidades escolares.

Conheça as escolas que fazem parte do projeto piloto:

Número de estudantes: 1.700 Séries/anos atendidos: 6º ao 9º ano do ensino fundamental; ensino médio; ensino especial

Diretora: Andreia Martin

Endereço: Quadra 5, AE 5, Sobradinho

Telefone: 3387-8868

_ Número de estudantes: 1.800 Séries/anos atendidos: 4º ao 7º ano do ensino fundamental; ensino médio, EJA (3º segmento) Diretora: Estela Accioly da Silva

Endereço: Setor Central, AE 3, Vila Estrutural

Telefone: 3901-3687

_ Número de estudantes: 2.500 Séries/anos atendidos: 8º e 9º do ensino fundamental; ensino médio; ensino especial (TI/TGD); EJA interventiva (1º e 2° segmento); EJA (2º e 3º segmento) Diretora: Adriana de Barros

Endereço: QNN 13, AE, Ceilândia Oeste

Telefone: 3371-7713

_ Número de estudantes: 956 Séries/anos atendidos: 6º ao 9º do ensino fundamental

Diretor: Márcio Jesus Faria

Endereço: Quadra 308, Conjunto 12, AE, Recanto das Emas

Telefone: 3901-3648

Número de estudantes: 1.530

Séries/anos atendidos: 6º ao 8º ano do ensino fundamental; 1º ao 3º ano do ensino médio; EJA (2º e 3º segmentos)

Diretor: José do Amparo

Endereço: Mod.1 Rua 1A Nº 16, Estância Mestre D’Armas 4 – Planaltina

Telefone: 3901-4425

_ Número de estudantes: 961

Séries/anos atendidos: 6º ao 9º ano do ensino fundamental

Diretor: Rodrigo Soares

Endereço: QR 407/409 – AE 01 – Samambaia

Telefone: 3901-7800

_ Número de estudantes: 1.120

Séries/anos atendidos: 6º ao 9º ano do ensino fundamental; 1º ao 3º ano do ensino médio

Diretora: Liesi Beatriz Maciel

Endereço: DF-250, km 3, Sítio Rosas Região dos Lagos – Paranoá

Telefone: 3901-4304

_ Número de estudantes: 658

Séries/anos atendidos: 6º ao 9º do ensino fundamental

Diretor: Toshiro Celestino

Endereço: Eqnl 10/12 Ae – Taguatinga

Telefone: 3901-6664

Número de estudantes: 931

Séries/anos atendidos: 6º ao 9º do ensino fundamental

Diretor: Ariovaldo Augusto

Endereço: Av. Contorno, 07 – Núcleo Bandeirante

Telefone: 3901-4345

O custo estimado para a implementação do projeto piloto de Gestão Compartilhada é de R$ 200 mil por escola, ao ano. A verba ficará a cargo da Secretaria de Segurança. As escolas também mudaram de nome, acrescentando-se  “Escola da Polícia Militar”.

A Portaria Conjunta nº 01, de 31 de janeiro de 2019, instituiu o projeto piloto no Distrito Federal, sendo a base legal para a implementação do modelo nas quatro escolas escolhidas.