Projeto de Gestão Compartilhada

O Projeto de Gestão Compartilhada começa a tomar forma no Distrito Federal. Agora, as escolas que fazem parte dele terão uma série de documentos disponíveis que institucionalizam a parceria entre professores e militares e passam a funcionar como um guia para a atuação dos gestores no projeto. Aqui na página do Projeto de Gestão Compartilhada, você fica por dentro de todas as novidades sobre o assunto e pode conferir cada uma das normas detalhadamente.

A Portaria Conjunta nº 11, de 23 de outubro de 2019, publicada no Diário Oficial do DF de 30 de outubro de 2019 aprovou os seguintes documentos:

⇒ Manual do aluno

⇒ Regimento Escolar dos CCMDF

⇒ Regulamento Disciplinar

⇒ Regulamento básico de uniformes

⇒ Plano Operacional

Todas as normas foram criadas por um Grupo de Trabalho formado pela Secretaria de Educação e de Segurança Pública e finalizado em abril deste ano e revisadas, em outubro de 2019, pelas duas pastas, que abrandaram algumas regras.

Já a Portaria nº 09 de 12 de setembro de 2019, também publicada no Diário Oficial do DF de 30 de outubro de 2019, dispõe sobre a implementação do projeto com a criação de um Comitê Gestor, o qual realizará a gestão estratégica dos Colégios Cívico-Militares do Distrito Federal (CCMDF).

De caráter permanente, paritário, com quatro integrantes de cada secretaria e rodízio na presidência a cada dois anos, caberá ao comitê definir as diretrizes do programa, monitorá-lo e avaliar os resultados conquistados pelas escolas, que passarão a ser denominadas Colégios Cívico-Militares do Distrito Federal. O presidente terá voto de minerva. O comitê atuará de forma permanente, ao contrário do último grupo de trabalho instituído e concluído em abril deste ano.

A Portaria Conjunta nº 01, de 31 de janeiro de 2019, instituiu o projeto-piloto no Distrito Federal, sendo a base legal para a implementação do modelo nas quatro escolas escolhidas. Esta foi a primeira portaria publicada sobre o projeto de Gestão Compartilhada.

Fique por dentro do projeto
O que é?

O projeto de gestão compartilhada consiste em uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. As duas pastas estão realizando ações conjuntas a fim de proporcionar uma educação de qualidade para os estudantes da rede pública de ensino do DF, além de construir estratégias voltadas ao policiamento comunitário e ao enfrentamento da violência no ambiente escolar. O objetivo é promover uma cultura de paz e o pleno exercício da cidadania.

Destinado a estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, o projeto começou a ser implementado no início do ano letivo de 2019. A princípio, quatro escolas já receberam o projeto. Posteriormente, a gestão compartilhada poderá ser ampliada para outras unidades escolares.

Conheça as escolas que fazem parte do projeto piloto:

Número de estudantes: 1.700

Séries/anos atendidos: 6º ao 9º ano do EF; EM; ensino especial

Diretora: Andreia Martin

Endereço: Quadra 5, AE 5, Sobradinho

Telefone: 3387-8868

Número de estudantes: 1.800

Séries/anos atendidos: 4º ao 7º ano do EF; EM, EJA (3º segmento)

Diretora: Estela Accioly da Silva

Endereço: Setor Central, AE 3, Vila Estrutural

Telefone: 3901-3687

Número de estudantes: 2.500

Séries/anos atendidos: 8º e 9º ano do EF; EM; ensino especial (TI/TGD); EJA interventiva (1º e 2° segmento);

EJA (2º e 3º segmento)

Diretora: Adriana de Barros

Endereço: QNN 13, AE, Ceilândia Oeste

Telefone: 3371-7713

Número de estudantes: 956

Séries/anos atendidos: 6º ao 9º do EF

Diretor: Márcio Jesus Faria

Endereço: Quadra 308, Conjunto 12, AE, Recanto das Emas

Telefone: 3901-3648

Número de estudantes: 1.530

Séries/anos atendidos: 6º ao 8º ano do EF; EM; EJA (2º e 3º segmentos)

Diretor: José do Amparo

Endereço: EQ 416/516 – LT A – AE

Telefone: 3901-6609

Número de estudantes: 2.680

Séries/anos atendidos: 6º ao 9º ano do EF; EJa (1º, 2º e 3º segmentos)

Diretora: Suzimara de Oliveira Mamed

Endereço: QN 07 D – AE 01/02, Riacho Fundo II

Telefone: 3901-8041/8042

Número de estudantes: 580

Séries/anos atendidos: 6º ao 9º ano do EF

Diretora: Kênia Fabíola Nunes Soares

Endereço: EQ 26/29 – AE Setor Oeste Gama

Telefone: 3425-4751

O custo estimado para a implementação do projeto piloto de Gestão Compartilhada é de R$ 200 mil por escola, ao ano. A verba ficará a cargo da Secretaria de Segurança. As escolas também mudaram de nome, acrescentando-se  “Escola da Polícia Militar”.

Aqui você pode conferir o que é real e o que é fake news – boato ou mentira – sobre as escolas de gestão compartilhada que estão sendo implantadas pelo Governo do Distrito Federal por meio de parceria entre as secretarias de Educação e a de Segurança Pública.

⇓clique no banner para saber o que é verdade e mentira⇓