Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
13/04/20 às 19h50 - Atualizado em 6/10/22 às 18h54

Formação de professores para uso do Google Sala de Aula começa nesta semana

Inicialmente, a formação será para os professores do Ensino Médio, primeira etapa a utilizar a plataforma

 

Da Redação, Ascom/SEEDF

 

Crédito: Tiago Oliveira

 

A Secretaria de Educação abrirá nesta semana as inscrições para uma formação do Google Sala de Aula para uso das ferramentas e recursos dessa plataforma pelos professores do Ensino Médio. Tendo em vista que muitos já têm familiaridade com a plataforma, todos os professores do Ensino Médio terão acesso ainda nesta semana.

 

A formação, realizada pelo Google e coordenada pela Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE), tem por objetivo possibilitar reflexões acerca de usos didáticos e pedagógicos de ferramentas e de recursos disponibilizados: Google Drive, Google Docs, Google Formulários, Google Sala de Aula e Meet.

 

A plataforma foi implantada pela equipe da Subsecretaria de Inovação e Tecnologias Pedagógicas e de Gestão (Sinova) da SEEDF. A EAPE já está criando as atividades iniciais e fazendo a curadoria daquelas que estão prontas para abastecer a plataforma com os componentes curriculares.

 

Nesta semana, a Secretaria irá divulgar o passo a passo de acesso à plataforma aos professores. Para estudantes, o acesso será a partir da próxima semana, em data a ser divulgada.

 

Também nos próximos dias, será publicado o chamamento público aberto às operadoras para proporcionar pacotes de dados patrocinados aos estudantes e professores. Com isto, os usuários poderão acessar a plataforma gratuitamente, sem gastar seus pacotes pessoais. O uso também será possível àqueles que não têm contas de internet, mas possuem sinal em sua região. A Pesquisa Distrital por Amostragem de Domicílio (PDA), realizada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) entre março e outubro de 2018 mostrou que 94% dos estudantes da rede pública têm meios para acessar a internet, faltando o pacote de dados.

 

A plataforma está disponível para qualquer navegador, como o Google Chrome, o Firefox, o Internet Explorer ou o Safari, além dos dispositivos móveis Android e iOS. A navegação é de fácil compreensão e a capacidade de armazenamento de informações é ilimitada.

 

Cada professor fará seus planejamentos. A interação com os estudantes é muito simples. Além disso, como estas atividades não são obrigatórias durante a pandemia, haverá também salas temáticas em que os estudantes poderão encontrar material de estudo adequado ao componente curricular e série.

 

Posteriormente, a plataforma será disponibilizada para o Ensino Fundamental. Quanto aos anos iniciais, a Secretaria estuda a melhor forma de levar o ensino mediado por tecnologia aos estudantes.

 

A Secretaria pretende também desenvolver uma logística para atender aqueles que não tiverem meios de acesso. É possível inclusive que sejam enviados conteúdos impressos às residências desses alunos. Mas antes a Secretaria avaliará a adesão ao programa. O objetivo é chegar a todos.

 

 

Leia mais:

Ensino mediado pela Internet começa com Google Sala de Aula

Governo do Distrito Federal