Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
6/12/19 às 18h54 - Atualizado em 6/10/22 às 18h54

Formatura celebra ensino no sistema prisional

Com apresentação de teatro, alunos comemoraram fim do ciclo escolar

 

João Gabriel Amador, Ascom/SEEDF

 

Foto divulgação

 

Esta sexta-feira (6) foi especial para estudantes do sistema prisional. Com direito a formatura e apresentação de teatro, internos comemoraram a conclusão de etapas de ensino na Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecida pela Secretaria de Educação do Distrito Federal.

 

A celebração foi realizada no complexo penitenciário da Papuda, onde há quatro núcleos de ensino sob responsabilidade da SEEDF. No total, 40 alunos se formaram pelo ensino de jovens e adultos, sendo nove formandos no 1º segmento (ensino fundamental, anos iniciais), 22 concluintes do 2º segmento (ensino fundamental, anos finais) e outros nove estudantes finalizaram o 3º segmento de ensino (ensino médio).

 

Para enriquecer o evento, o grupo de teatro Entreato, formado por detentos, subiu ao palco para a apresentação do espetáculo “Amor: o eterno aprendizado”, reunindo adaptações de obras que abordam o tema.

 

A diretora de educação de jovens e adultos da SEEDF, Lilian Sena, destacou a importância da educação no sistema prisional. “Os detentos que participam das aulas apresentam um comportamento melhor e uma relação mais afetiva com a família, fruto do papel de ressocialização do ensino. Além disso, aqueles que conseguem o certificado de ensino saem da pena com mais condições de serem reinseridos no mercado de trabalho”, afirmou a educadora.

 

Atualmente, a Secretaria de Educação conta com seis núcleos de ensino no sistema prisional, sendo quatro no complexo da Papuda, um na penitenciária feminina do DF e um no Centro de Progressão Penitenciária, no SIA. Ao todo, 88 professores do CED 01 de Brasília ministram as atividades para 1,6 mil internos matriculados na rede de ensino.

Governo do Distrito Federal