24/09/19 às 19h25 - Atualizado em 6/10/22 às 18h57

Inscrição para matrícula é adiada para sexta-feira (27)

Estudantes devem se inscrever pelo site da Secretaria de Educação

Foto: Vladimir Luz, Ascom/SEEDF

O início das inscrições para novos estudantes que pretendem ingressar na rede pública de ensino, que começaria nesta quarta-feira, 25/9, foi adiado para sexta-feira, 27/9. O motivo se deve a ataques hackers que alguns sistemas do Governo do Distrito Federal sofreram na última quarta-feira, 19/9. O i-Educar, da Secretaria de Educação, é um deles. Esse sistema gera o link das inscrições para as matrículas.

A área técnica da Secretaria trabalha, desde então, na manutenção corretiva do sistema. Nesta quarta (25) e quinta-feira (26), o i-Educar prossegue em manutenção corretiva para mitigar todas as vulnerabilidades que possam colocá-lo em risco. O i-Educar deve voltar a funcionar para acessos externos na sexta-feira (27), normalizando o calendário de inscrições para novos estudantes da rede pública.

Central 156

As inscrições pela Central 156, opção 2, estão previstas para terem início a partir do dia 1º de outubro. O horário de atendimento é das 7h às 21h. O período de inscrição é apenas para novos estudantes e vai até 24 de outubro.

Podem se inscrever novos estudantes de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Para a inscrição, o interessado precisa possuir o número de CPF do estudante que será inscrito e o CEP da residência em que mora ou do local de trabalho dos pais ou responsáveis. Com essas informações, a Secretaria de Educação realizada o cruzamento de dados e aloca os novos estudantes em unidades escolares na região do CEP informado.

Caso o interessado espere pelas vagas remanescentes, corre o risco de estudar em uma unidade mais distante, já que, nesse período, apenas as vagas que sobraram após a efetivação das matrículas são disponibilizadas.

A Secretaria de Educação ressalta que os interessados não devem fazer filas em frente às escolas, pois isso não vai garantir vagas para os estudantes. Os únicos meios de fazer a inscrição são pelo site da SEEDF ou pela Central 156.

Tire todas as suas dúvidas em Matrículas 2020

Estudantes com deficiência

O cadastramento e a triagem de novos estudantes com deficiência serão realizados de 1º a 24 de outubro, na coordenação regional de ensino mais próxima da casa ou do trabalho dos pais ou responsáveis.

Resultado e efetivação

O resultado das inscrições para novas matrículas será divulgado em dezembro, no site da SEEDF.  Só em janeiro de 2020 as matrículas deverão ser efetivadas diretamente na escola em que o interessado foi contemplado. A data ainda será divulgada. As vagas remanescentes, aquelas que sobraram depois deste processo, devem ser abertas apenas após a efetivação das matrículas dos estudantes inscritos no período correto.

Inscrições para EJA

Para maiores de 15 anos que não terminaram o ensino fundamental e maiores de 18 anos que deixaram de concluir o ensino médio e agora queiram finalizar os estudos em 2020, as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), tanto pela Internet quanto pela Central 156, terão início em 25 de outubro e seguirão até o dia 1º de novembro. Todas as regionais de ensino ofertam 1º, 2º e 3º segmentos, para promover o acolhimento das pessoas que se afastaram da escola na idade regular.