19/06/19 às 8h00 - Atualizado em 6/10/22 às 18h57

Prorrogadas para 3/7 inscrições para Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Daniela Brito, Agência Brasília

Interessados podem se inscrever pelo telefone 156, opção 2, ou pela internet

Foto: Lúcio Bernardo Jr, Agência Brasília

A Secretaria de Educação do Distrito Federal prorrogou o período de inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O novo prazo vai até dia 3 de julho. Os interessados podem se inscrever ligando para o número 156, opção 2, ou pela internet, clicando AQUI. Todas as regionais de ensino irão oferecer o 1º, o 2º e o 3º segmentos, para promover o acolhimento das pessoas que se afastaram da escola na idade regular.

O objetivo da EJA é ensinar desde o cidadão que nunca frequentou a escola até aquele que teve de interromper os estudos em algum momento. Os professores são orientados a resgatar a autoestima desses estudantes e mostrar que nunca é tarde para buscar um futuro e trilhar os caminhos da educação. Qualquer pessoa acima de 15 anos pode se matricular e procurar o centro de ensino mais próximo da residência ou local de trabalho. As matrículas podem ser feitas no 1º e 2º segmentos, que correspondem aos anos iniciais e finais do ensino fundamental; no 3º segmento, que corresponde ao ensino médio e ainda no ensino técnico.

Atualmente, no Distrito Federal, 110 escolas atendem a Educação de Jovens e Adultos. São oferecidas aulas no período matutino, vespertino e, em maior quantidade, no período noturno. O atendimento é semestral. A cada seis meses o estudante completa o equivalente a um ano de estudo no ensino regular. Além de ser uma formação em período mais curto, o aluno cursa apenas as matérias em que foi reprovado na última escola em que esteve.

A diretora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação, Lílian Sena, conta que o trabalho de estímulo é intenso. “A gente tem um índice de abandono de 30% a 40%. Como esses índices são altos, investimos na implementação de políticas para mudar o trabalho pedagógico que é feito. Dessa forma os estudantes permanecem na escola”, explica. “Afinal, eles já abandonaram os estudos em algum momento e estão retornando. Por isso, temos de proporcionar o melhor atendimento para eles”, completa Lílian Sena.

Especialização

Estudar e se especializar são fatores determinantes para a ascensão desses alunos no mercado de trabalho. Por isso, o GDF investe em um curso de integração para que os estudantes saiam qualificados profissionalmente ou como técnico. Duas escolas que oferecem a EJA serão integradas à educação profissional. O Centro de Ensino 02, no Cruzeiro, oferece o curso técnico de Serviços Públicos. E o Centro de Ensino Irmã Regina, em Brazlândia, oferece o curso técnico de Controle Ambiental.

À distância

Se mesmo diante da flexibilidade de horários para a EJA presencial o aluno não conseguir retomar os estudos devido ao tempo ou à dificuldade de locomoção, a Educação de Jovens e Adultos oferece uma nova modalidade que é a educação à distância. Hoje, 2.400 estudantes estudam por meio dessa opção. A finalidade da Secretaria de Educação é alcançar ainda mais interessados. A declaração de conclusão de ensino da EJA, é importante lembrar, tem o mesmo peso e validade do certificado entregue aos alunos de ensino regular.

Foto: Lúcio Bernardo Jr, Agência Brasília

E não faltam elogios e gratidão por parte de alunos da EJA. Dalva de Almeida Coimbra, 63 anos, moradora de Águas Claras, sabia apenas escrever o próprio nome quando se matriculou no Centro de Ensino 02 de Taguatinga. Agora, já está pronta para cursar a quinta série do Ensino Fundamental. Um grande passo para quem não pensava em voltar a estudar. “Minha filha me incentivou a estudar e para mim foi uma terapia. A escola é muito boa. Eles nos incentivam muito”, agradece. “Convidei quatro amigas e elas virão, também. Eu indico para todos. Daqui a alguns anos quero concluir o ensino médio e fazer uma faculdade. Ainda não sei qual o curso, só sei que vou fazer”, afirma.

Débora Medeiros Souza Novaes, 19 anos, teve de abandonar os estudos por problemas de saúde, mas hoje, com a Educação de Jovens e Adultos, já está concluindo o ensino médio e vai prestar vestibular para enfermagem ainda este ano. “Na EJA, quando a pessoa é esforçada, ela consegue aprender tudo em poucos meses. A gente não tem que desistir. Minha família sempre me disse que o estudo é o meio que temos para ter uma vida melhor”, conta a estudante.

Como participar

Os interessados em fazer a matrícula na Educação de Jovens e Adultos podem ligar para o telefone 156, até 3 de julho (período de pré- matrícula). Entre os dias 22 e 26 de julho, eles podem efetivar a matrícula na escola em que foram contemplados.

A matrícula na EJA também pode ser feita diretamente nas escolas. Basta procurar a unidade escolar mais próxima de sua casa ou do seu trabalho com os seguintes documentos em mãos: carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. A matrícula pode ser feita ainda em qualquer época do ano. É preciso apenas procurar a escola e realizar uma prova de classificação. O exame determinará o nível de escolaridade e, diante dos resultados, o estudante será matriculado na série mais adequada ao nível de conhecimento.

Atualizada em 1º/7