9/11/18 às 10h21 - Atualizado em 6/10/22 às 19h03

InterCID está chegando à reta final

O InterCID 2018, competição que reúne os polos dos Centros de Iniciação Desportiva (CID) por modalidade, está chegando ao fim. As últimas finais serão de tênis de mesa, no dia 10 de novembro, no CEF 17 de Ceilândia, e de lutas – judô, luta olímpica e taekwondo – que ocorrerão no Ginásio da Candangolândia, no dia 11 de novembro.

Este ano, a competição começou no dia 25 de setembro e contou com diversas modalidades, entre elas, futsal, atletismo, basquete, ciclismo, futebol de campo, handebol, vôlei, ginástica artística, ginástica rítmica, tênis de mesa e lutas. Os estudantes que participaram foram selecionados pelos professores dos CIDs, em congresso técnico.

E quem se deu bem na competição este ano foi a regional da Ceilândia, que ficou em primeiro lugar em cinco modalidades (Futsal Sub 11 Feminino, Handebol Mirim Feminino e Masculino, Futsal Sub 9 Masculino e Futebol de Campo Sub 15). O Riacho Fundo II levou dois primeiros lugares: Vôlei Infantil Masculino e Futsal Sub 13 Masculino.

Outras regionais de ensino que levaram medalha de ouro foram Guará (Futsal Sub 11 Masculino); Riacho Fundo I (

Vôlei Infanto-juvenil Feminino); Núcleo Bandeirante (Vôlei Infanto-juvenil Masculino); Candangolândia (Vôlei Infantil Feminino); Samambaia (Handebol Pré-mirim); Brazlândia (Futebol de Campo Sub 17) e Planaltina (Futsal Infantil e Infanto-juvenil Feminino). A competição teve premiação para 1º, 2º e 3º lugar.

Em 2018, cerca de três mil estudantes da rede pública de ensino do DF participaram do InterCID, organizado pela Gerência de Educação Física e Desporto Escolar da Subeb. O objetivo é, além de incentivar o esporte, promover um trabalho pedagógico com os participantes. Cerca de 100, dos 121 professores do CID, participam ativamente das competições do InterCID.

Mais sobre os Centros de Iniciação Desportiva (Cid)

Os Centros de Iniciação Desportiva (CID) objetivam proporcionar aos alunos da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal o conhecimento técnico e tático de diferentes modalidades esportivas, buscando identificar diferentes aptidões e interesses dos estudantes, ampliando o processo de seleção e formação de futuros atletas.

O projeto integra crianças e jovens às equipes representativas do Distrito Federal e também promove a formação de um cidadão consciente do movimento humano na cultura corporal.

Os centros estão localizados em 14 regiões administrativas do DF e têm a função de ofertar a iniciação, o aperfeiçoamento e o treinamento nas modalidades Futsal, Futebol de Campo, Handebol, Voleibol, Basquetebol, Badminton, Tênis de Mesa, Xadrez, Judô, Capoeira, Luta Olímpica, Ginástica Artística e Ginástica Rítmica.

As atividades são gratuitas e exclusivas para os alunos da rede pública de ensino, acontecendo em turno contrário ao das aulas regulares.

Fotos: Luizão Almeida

INTERCID 2018