Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/06/19 às 18h48 - Atualizado em 4/06/19 às 18h50

Jovens Embaixadores dos EUA conhecem CIL

COMPARTILHAR

João Gabriel Amador, Ascom/SEEDF

 

Em janeiro, os estudantes brasileiros selecionados para o programa Jovens Embaixadores passaram um mês nos Estados Unidos para conhecer o país e colocar em prática o aprendizado da língua inglesa. Agora, chegou a vez dos embaixadores americanos conhecerem de perto o Brasil. A primeira parada: a capital Brasília.

 

Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF

Os 27 estudantes de 22 estados dos EUA chegaram à cidade nesta segunda-feira (3/6) e descansaram durante a noite. Mas, hoje (4), as atividades começaram a todo vapor. Após uma visita a pontos turísticos, os jovens foram conhecer o Centro Interescolar de Línguas (CIL) da Asa Norte, onde passaram a tarde trocando experiências.

 

Em grupos de quatro pessoas, os estudantes foram levados para as salas de aula, onde participaram das atividades. Os visitantes contaram um pouco da realidade de onde moram e as expectativas para experiência. “Português é um idioma muito bonito. Escolhi esse programa pois reúne voluntariado e a oportunidade de conhecer novos lugares e pessoas”, relatou, em inglês, a jovem Seareen Maaita, de Michigan.

 

Os brasileiros, por sua vez, contaram sobre a cultura local, incluindo aulas sobre pontos turísticos, regiões brasileiras e, claro, a culinária do país. Não faltaram pães de queijo, bolo de mandioca, açaí, refrigerante de guaraná, brigadeiros, coxinhas e outros pratos típicos. “Achei tudo uma delícia. Não vejo a hora de comer mais”, afirmou a empolgada Fariah, de Las Vegas.

 

Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF

Os estudantes do CIL também aprovaram a atividade. “Eu queria ficar a tarde inteira falando com eles. Essa troca nos motiva ainda mais a conhecer outros países e culturas”, contou João Eduardo de Alencar, aluno do CEM 01 de Taguatinga. “Já fiz outros cursos de inglês antes, mas nunca tive esse tipo de experiência”, completou a colega de classe, Luana Lauria Ferraz.

Jovens Embaixadores

Os jovens americanos seguem em Brasília até o fim da semana, quando partem para diferentes cidades do país, nas quais participarão de cursos e ações voluntárias pelas três semanas seguintes, antes de retornarem aos EUA.

 

O programa Jovens Embaixadores é uma parceria da Embaixada dos EUA com as Secretarias de Educação brasileiras. Os selecionados viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos para participar de reuniões com organizações do setor público e privado, visitar escolas e projetos sociais e participar de oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.

 

Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site da Embaixada dos EUA.

Programa Jovens Embaixadores