Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/10/19 às 18h43 - Atualizado em 23/10/19 às 18h43

Palestra esclarecerá sobre impactos da reprovação escolar

COMPARTILHAR

O evento será realizado no dia 31 de outubro. Não há necessidade de inscrição

 

Marilene Almeida, Ascom/SEEDF
Estagiária supervisionada

 

 

Os impactos da reprovação escolar e as garantias de aprendizagem são os assunto de seminário realizado pela Secretaria de Educação do DF. O encontro será realizado no dia 31 de outubro no auditório da Secretaria de Fazenda, localizado no Setor Bancário Norte, no turno matutino, das 8h30 às 11h30. O evento tem como público-alvo gestores, coordenadores locais e coordenadores intermediários, sem necessidade de inscrição.

 

A palestra mostrará pesquisas que apontam que a reprovação é um recurso pedagógico bastante utilizado, mas que se torna ineficaz na medida em que traz prejuízo ao estudante tais como baixa autoestima, frustração, abandono e evasão escolar, além de onerar o sistema de ensino público.

 

O evento tem como objetivo indicar sobre a importância da avaliação formativa para que o estudante tenha sucesso. Pretende ainda refletir sobre estratégias pedagógicas para o enfrentamento da reprovação escolar, para que nenhum estudante “fique para trás”, apontando caminhos capazes de garantir o direito de aprendizagem como:

 

• Política de Ciclos;

• Progressão Continuada;

• Projeto Interventivo e reagrupamento;

• Monitorias;

• Protagonismo Estudantil;

• Projetos Pedagógicos;