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Perguntas frequentes

QUEM PODE REGISTRAR UMA MANIFESTAÇÃO DE OUVIDORIA?

Qualquer pessoa física ou jurídica.

QUE TIPOS DE MANIFESTAÇÕES PODEM SER REGISTRADAS?

Elogio, Sugestão, Solicitação de serviço, Informação, Reclamação e Denúncia. Saiba mais.

QUAIS DADOS SÃO NECESSÁRIOS PARA O REGISTRO? 

Para registro no Sistema Informatizado de Ouvidoria - OUV-DF, é necessário criar uma conta de acesso informando os seguintes dados: nome, CPF, senha, e-mail, sexo e data de nascimento.

É possível também ligar no telefone 162 e criar uma conta, onde você receberá sua senha provisória por e-mail.

Para o registro de uma denúncia deve-se ter o máximo de informações possíveis que possibilitem a apuração dos fatos.

As informações prestadas na denúncia devem responder as seguintes perguntas: quem, como, onde, quando e por que.

Outras informações também podem contribuir para a apuração da denúncia, tais como:

    • *nomes de pessoas e empresas envolvidas;
    • *tempo em que se deu o fato e se, ainda, ocorre;
    • *se a pessoa pode comprová-lo;
    • *se há mais alguém que possa ser procurado para falar sobre o assunto; e
    • *se presenciou a situação que está denunciando ou apenas ouviu falar.

É POSSÍVEL ENVIAR DOCUMENTOS REFERENTES À MANIFESTAÇÃO?

É NECESSÁRIA A IDENTIFICAÇÃO PARA EFETUAR O REGISTRO?

  • A identificação não é obrigatória para o registro de denúncias e reclamações. Caso opte pelo registro identificado informamos que conforme previsto no art. 23, do Decreto nº 36.462/2015 os dados pessoais e informações relatadas serão mantidas sob sigilo.

COMO ACOMPANHAR O ANDAMENTO DA MANIFESTAÇÃO?

Há três formas de acompanhar sua manifestação:

    1. Acesse o Sistema no endereço www.ouvidoria.df.gov.br e informe o CPF cadastrado e a senha de acesso (fornecida pelo Sistema OUV-DF). Clique em “Minhas manifestações” e escolha o protocolo que deseja consultar;
    2. Ligue no telefone 162 fornecendo os mesmos dados ou
    3. Compareça em uma das ouvidorias do Governo do Distrito Federal (Secretarias, Administrações Regionais ou Demais Instituições).

O QUE FAZER NO CASO DE ESQUECIMENTO DA SENHA E/OU O NÚMERO DO PROTOCOLO?

Caso o registro tenha sido identificado, basta acessar o Sistema Informatizado de Ouvidoria – OUV-DF e solicitar o reenvio da senha no campo “Esqueci a senha” ou comparecer em uma das ouvidorias do Governo do Distrito Federal (Secretarias, Administrações Regionais ou Demais Instituições).

QUAL PRAZO PARA OBTER RESPOSTA?

10 dias - o órgão responsável terá dez (10) dias, a partir da data de registro da manifestação, para informar as primeiras providências adotadas.

20 dias - O órgão responsável pela apuração terá o prazo de até vinte (20) dias, a contar do registro da manifestação, para apurar e informar o resultado. Em se tratando de denúncias, o prazo poderá ser prorrogado por igual período, conforme dispõe o artigo 25, § 1º do Decreto nº 36.462/2015.

COMO COMPLEMENTAR O REGISTRO REALIZADO?

Para complementação, basta acessar o sistema OUV-DF com seu CPF e a senha de acesso.

    • - Clique em ‘Minhas manifestações’ e escolha o número do protocolo que deseja complementar com informações,
    • - Clique no campo ‘Informações complementares’ e insira as informações no quadro. A manifestação pode ser complementada em até 3 (três) registros.

A SOLICITAÇÃO DE SERVIÇO PODE SER REALIZADA PELA OUVIDORIA?

Sim. A ‘Solicitação’ é uma manifestação que apresenta um pedido de prestação de serviço à Administração Pública.

Antes de registrar a solicitação acesse o Portal do Governo de Brasília. Fique atento quanto aos serviços que oferecem atendimento especializado, por meio de sistema informatizado próprio, como é o caso do Detran e Secretaria de Fazenda. Caso não encontre o serviço desejado nesse Portal, registre sua solicitação no sistema OUV-DF ou em uma ouvidoria especializada.

O PEDIDO DE INFORMAÇÃO É REALIZADO PELO MESMO CANAL DAS MANIFESTAÇÕES DE OUVIDORIA?

Não. O Pedido de Informação é registrado em sistema próprio, podendo ser feito via internet, ou pessoalmente nas ouvidorias do Governo do Distrito Federal (Secretarias, Administrações Regionais ou Demais Instituições). Antes de registrar seu pedido, consulte a página de Acesso à informação ou acesse o Portal da Transparência. Caso não encontre as informações procuradas, registre sua manifestação.

 
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