15/08/19 às 12h00 - Atualizado em 6/10/22 às 18h57

Política de Participação do Estudante começa a ser construída

Rodas de conversa envolvendo estudantes vão embasar documento

Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

Até o dia 23 de agosto, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) realiza rodas de conversa com os estudantes e profissionais da educação – professores, servidores, equipes de apoio, gestores escolares – para conhecer o que cada um deles pensa sobre as questões que envolvem a educação na rede pública do DF.

A Política de Participação do Estudante da Rede Pública de Ensino do DF será viabilizada a partir dessas rodas de conversa. Por isso, a proposta é realizar ações de escuta e diálogo que colaborem com a estruturação da política, garantindo, de modo institucionalizado e permanente, processos metodológicos participativos e de construção coletiva, com envolvimento e engajamento estudantil.

As rodas são realizadas pelas regionais de ensino, com pelos menos três escolas, e devem envolver em torno de 30 estudantes. Os diálogos, que tiveram início em agosto, são mediados por um coordenador intermediário e um orientador, capacitados para serem mediadores das conversas. A intenção da SEEDF é desenvolver ações de promoção da participação estudantil, buscando fomentar, ampliar e potencializar os espaços de diálogo, reflexão e ação cidadã do estudante, não só na escola, como também na comunidade em que está inserido.

São realizadas ainda oficinas de cocriação, nas quais as ideias elencadas pelos estudantes vão ser organizadas para que se busquem soluções para todas as questões propostas, contextualizando os conteúdos e dando encaminhamento.

Formação

Coordenadores intermediários e orientadores passaram por oficinas de formação, realizadas pela Secretaria de Educação com todas as equipes das regionais de ensino, a fim de preparar os profissionais para realizar as rodas de conversa, as oficinas de cocriação e as demais etapas de construção da política.

Questionário

Os estudantes também podem contribuir com a política por meio do questionário “Nossa Escola em (Re)construção” (link abaixo), destinado aos alunos de ensino fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é registrar as impressões dos estudantes e promover reflexões sobre a “Escola que Temos e a Escola que Queremos”.

Clique e acesse o questionário ⇓

Nossa Escola em (Re)Construção

Compilação

Após as rodas de conversa e com as respostas do questionário, a Secretaria de Educação fará a análise de todas as informações para dar início à construção da Política de Participação do Estudante. O lançamento do documento está previsto para o final de 2019.

Todas essas ações visam ao cumprimento daquilo que estabelece o Plano Distrital de Educação (PDE) – Lei Distrital nº 5.499/2015. A Secretaria de Educação busca a promoção do princípio da gestão democrática da educação pública do Distrito Federal, com participação efetiva da comunidade escolar na elaboração do projeto pedagógico da escola.