Governo do Distrito Federal
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Processo de Inclusão

 

Descrição

Procedimento de inclusão dos estudantes com necessidades especiais nas etapas/modalidades de ensino ofertadas nas Unidades Escolares regulares e nas Unidades Escolares Especializadas: Centros de Ensino Especial (CEE), Centro de Ensino Especial para Deficientes Visuais (CEEDV), Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) e Escola Bilíngue de Taguatinga (EBT).

 

Procedimentos

O estudante com Deficiência Intelectual (DI), Deficiência Física (DF), Deficiências Múltiplas (DMU), Deficiência Visual (DV), Deficiência Auditiva (DA), Surdos (S), Cegos (C), Surdo/Cego (S/C), Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD)/Transtorno do Espectro Austista (TEA), Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) ou Transtornos Funcionais Específicos (TFE), submetido ao processo de avaliação realizado pelos profissionais do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem, pode ser indicado, conforme cada caso, para atendimento em turmas diferenciadas, de acordo com os critérios estabelecidos, anualmente, no Documento “Estratégia de Matrícula” da Rede Pública de Ensino. Os estudantes podem ser atendidos em sete (7) tipos de turmas:

 

CLASSE COMUM INCLUSIVA: Turma regular constituída por estudantes de classe comum e estudantes com Deficiências, TGD/TEA e Transtornos Funcionais Específicos (TFE).

 

INTEGRAÇÃO INVERSA: Turma reduzida constituída por estudantes com deficiência ou TGD/TEA e sem deficiência.

 

CLASSE ESPECIAL: Classe de caráter transitório constituída, exclusivamente, por estudantes com DI, DMU, TGD/TEA, ou DV.

 

EJA INTERVENTIVA: Turma constituída, exclusivamente, por estudantes com DI ou TGD/TEA, a partir dos 15 anos de idade.

 

CLASSE BILÍNGUE: Classe constituída por estudantes S/DA que se comunicam por meio de LIBRAS e estudantes SC que foram surdos antes de se tornarem deficientes visuais.

 

CLASSE BILÍNGUE MEDIADA: Classe Comum Inclusiva constituída a partir da Educação Infantil, por estudantes ouvintes, S/DA que se comunicam por meio de LIBRAS e/ou SC.

 

CLASSE BILÍNGUE DIFERENCIADA: classe constituída por estudantes S/DA que se comunicam por meio de Libras e estudantes SC com deficiências associadas (DMU).

 

Documentos e/ou Requisitos

As matrículas obedecem ao calendário escolar.

 

Setor Responsável

Coordenações Regionais de Ensino (CREs).

 

Endereço

Área nº 05, Setor Tradicional, Brazlândia – DF;

QNM 14, Área Especial, Ceilândia Norte – DF;

EQ 17/27, Área Especial, Setor Oeste, Gama – DF;

QE 38, Área Especial D, Guará II – DF;

Av. Contorno, A/E 06, lotes H/N, Núcleo Bandeirante – DF;

DF 250, KM 03, Região dos Lagos, Sítio Rosas, Paranoá – DF;

Setor Educacional, lotes C/D, Planaltina – DF;

SEPN 511, Bloco C, Ed. Bittar III – Asa Norte – DF;

Quadra 203, lote 32, Avenida Recanto das Emas, Recanto das Emas – DF;

QS 104, conj. 05, lote 01, loja 01, Samambaia Sul – DF;

EQ 215/315, Área Especial, CAIC, Santa Maria Norte – DF;

Quadra 05, Conj. A, Área Especial, CAIC UNESCO, S. Sebastião – DF;

Quadra 4, Área Especial 4, Sobradinho – DF;

QSD 11, Lotes 05/07/09 – Edifício Eldorado, Taguatinga Sul – DF.

 

Horário de Atendimento

Das 8h às 12 e das 14 às 18h.

 

Contato

CRE Brazlândia (61) 3901-4342;

CRE Ceilândia (61) 3901-5941;

CRE Gama (61) 3901-8093;

CRE Guará (61) 3901-6657;

CRE Núcleo Bandeirante (61) 3901-4337;

CRE Paranoá (61) 3901-7552;

CRE Planaltina (61) 3901-4464;

CRE Plano Piloto/Cruzeiro (61) 3901-2618;

CRE Recanto das Emas (61) 3901-1549;

CRE Samambaia (61) 3901-7944;

CRE Santa Maria (61) 3901-6593;

CRE São Sebastião (61) 3901-8343;

CRE Sobradinho (61) 3901-4094;

CRE Taguatinga (61) 3901-7808.