Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
20/08/19 às 18h20 - Atualizado em 17/05/23 às 18h13

Revista Com Censo recebe trabalhos até 23 de setembro

Próximo volume trará práticas em prol da Cultura de Paz nas Escolas

 

Professores da Rede Distrital de Educação podem submeter artigos, resenhas e relatos de experiência até 23 de setembro para a próxima edição da revista Com Censo, que terá como tema Educação 4.0: competências para a 4ª revolução e o dossiê temático Tecnologias e Metodologias Ativas. Os trabalhos serão analisados e, caso aprovados, serão publicados.

 

O tema do próximo volume é a Cultura de Paz nas Escolas e há um caderno sobre a educação no trânsito, em parceria com o Departamento de Trânsito do DF (Detran). “A revista divulga textos em formatos diversos e traz relatos de experiência, artigos científicos, entrevistas e resenhas”, esclarece a editora-adjunta Ana Cláudia Veloso.

 

“A Com Censo fomenta a produção e a divulgação científica na área de educação e, por nascer no âmbito da Diretoria do Censo Escolar da Secretaria, contribui para o uso de dados na análise das pesquisas”, avalia o editor-chefe, Danilo Maia.

 

O assessor técnico do Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF), Felipe Cardoso, foi um dos articulistas em parceria com a secretária-executiva do CEDF, Cíntia Faulhaber, em um caderno temático que abordava a instituição. Para Felipe, o processo de submissão foi de fácil entendimento. “Quando houve a chamada para publicação, fizemos um cadastro e submetemos o artigo por meio da plataforma online. Os pareceristas avaliam o material”, conta o assessor.

 

Depois da aprovação da pesquisa, que fez um resgate histórico do CEDF, houve a publicação. O texto traz informações importantes como, por exemplo, que o Conselho foi instituído em 1962 e permanece em atividade contínua até a atualidade, com exceção à sua única ruptura durante os sete primeiros meses do ano de 1999.

 

Felipe pontua que o periódico trimestral, criado em 2014, para contribuir com a divulgação das práticas em sala de aula e a produção de conhecimento, “incentiva a produção de conhecimento pelos professores por criar um espaço de divulgação, que permite a multiplicação das práticas apresentadas”.

 

______
Serviço

Chamada para submissão de trabalho – Revista Com Censo

Acesse a revista

Eixo Central: Educação 4.0: Competências para a 4ª Revolução.

Dossiê Temático: Tecnologias e Metodologias Ativas

Para enviar contribuições, consulte as diretrizes para submissão 

Governo do Distrito Federal