gototop

Saúde e assistência ao educando

Boletim GSE

Edição Setembro 2017 
     O que é HPV?


Ações de Promoção e Prevenção

Ações educativas e preventivas, tais como a realização de palestras e distribuição de material educativo (folders, cartilhas e boletins), orientação à comunidade escolar na conduta diante de suspeita ou de surto de doenças transmissíveis que podem acometer os/as estudantes, bem como encaminhamento de casos específicos para atendimento por médico especialista na Secretaria de Saúde do DF.

Programa Saúde na Escola – PSE: constitui em estratégia para a integração e a articulação permanente entre as políticas e ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar, envolvendo as equipes de saúde da família e da educação básica, objetivando a realização conjunta de 12 (doze) ações voltadas à promoção, à prevenção e à atenção à saúde dos estudantes da Educação Básica. Atualmente, 258 escolas do DF são participantes do PSE, juntamente com 136 equipes de Atenção Básica à Saúde, envolvendo 144.616 estudantes da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.

Assistência Oftalmológica

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 40 a 45 milhões de pessoas no mundo são cegas e, destas, vinte milhões poderiam enxergar normalmente se tivessem recebido atendimento oftalmológico efetivo na idade escolar. Assim, a identificação precoce de problemas visuais previne a evolução para quadros patológicos mais graves e até irreversíveis no futuro.

A SEEDF desenvolve ações bem sucedidas, tais como a aplicação do Teste de Acuidade Visual (TAV), a consulta oftalmológica e o fornecimento gratuito de óculos aos alunos que necessitam de correção visual.  A consulta oftalmológica acontece no consultório desta Secretaria instalado no Espaço Saúde do Estudante (SEPN 705/905, Área Especial s/n).

Assistência Odontológica

Ações de odontologia preventiva e curativa, com vistas à proteção e à recuperação da saúde bucal do escolar. Palestras educativas, ensino de técnicas de escovação, escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor são algumas das ações desenvolvidas com caráter preventivo. Além dessas ações, esta Secretaria dispõe de clínicas odontológicas instaladas em Unidades Escolares desta Secretaria, onde são realizados atendimentos de emergências, restaurações e exodontias.

Espaço Saúde do Estudante

Espaço físico localizado na SEPN 705/905, Área Especial s/n, que dispõe de um consultório oftalmológico para atendimento aos estudantes da Educação Básica da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, de uma brinquedoteca e de duas salas multiuso.  Nesse espaço, enquanto os escolares aguardam a consulta, podem desfrutar de uma brinquedoteca, onde ocorre, também, a atividade de Contação de Histórias, que funciona como estratégia lúdica e educativa para ampliar conhecimentos sobre temas referentes à higiene e à saúde. As duas salas multiuso funcionam para realização de encontros e oficinas temáticas no campo da prevenção e da promoção da saúde aos estudantes e na multiplicação de saberes junto aos profissionais da educação e da comunidade escolar. Pelo conjunto das atividades oferecidas nesse local, o Espaço Saúde do Estudante representa um avanço na política de saúde na escola.

VOCÊ ESTÁ AQUI: Início Saúde e assistência