Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/03/19 às 15h50 - Atualizado em 19/03/19 às 19h01

Virada Pedagógica mobiliza rede distrital de educação

COMPARTILHAR

 

Profissionais do ensino especial terão espaço específico de formação

 

A primeira Virada Pedagógica, na quarta-feira (20), marcará o início de uma série de mobilizações que serão promovidas pela Secretaria de Educação do Distrito Federal para fomentar a inovação e melhorar a qualidade educacional. O tema central da primeira edição é “Ser capaz de utilizar metodologias ativas”. Os espaços de formação serão realizados na Universidade Católica de Brasília, onde haverá um polo central, no Museu Nacional, onde as atividades serão voltadas especificamente para a educação especial, e nas 14 regionais de ensino.

 

O secretário de Educação, Rafael Parente, conduzirá o espaço de formação no polo central, que será na Universidade Católica de Brasília. PhD em educação pela New York University (NYU), ele fará o painel “Gamificação”, às 9h30, no qual abordará o uso de jogos e de metodologias inovadoras na escola.

 

Durante todo dia, acadêmicos e docentes da SEEDF estarão trocando conhecimentos com os profissionais da rede pública. Para as atividades da UCB estão inscritos 1.400 profissionais da educação. Outros 1.200 devem participar da formação do ensino especial.

Confira as principais atividades da programação

Espaço de formação central:

Local: Teatro da UCB, QS 07, lote 01 – EPCT – Taguatinga

 

Matutino:

 

9h10 – painel “Aprendizagem ativa e desenvolvimento de habilidades metacognitivas”, com a profª drª Eloisa Nascimento Silva Pilati, coordenadora de Integração das Licenciaturas da UnB

 

9h50 – painel “Da prática receptiva à prática ativa: fazendo, construindo, desenhando, remixando”, com a profª. Carla Arena de Aquino, cofundadora do “Amplifica” e especialista em cursos on-line e inovação em tecnologias educacionais

 

10h20 – exposição do doutor em linguística e especialista em literatura brasileira pela UnB, Moacir N. Ferreira Junior, que irá compartilhar suas práticas em metodologias ativas e aprendizagem. Professor da SEEDF desde 2005, atualmente ele atua no CED 104 do Recanto das Emas

 

Vespertino:

 

14h15 – o secretário de Educação, Rafael Parente, falará sobre o EducaDF, que abrange as cinco bandeiras da Rede Distrital de Educação

 

14h40 – a professora Nair Cristina da Silva Tuboiti, da Escola Classe 16 de Taguatinga que falará sobre o tema “Todos podem aprender: repensando o ensino-aprendizagem”

 

A programação do Polo Central incluirá, ainda, apresentações culturais e rodas de conversa. Em uma delas, haverá a participação do menino Ryan, aluno de altas habilidades do 2º ano do ensino fundamental no CEF 64, de Ceilândia e da professora Yone Martins Medeiros Marques da Escola Classe 01 da Estrutural que falará de sua experiência docente com grupos áulicos.

 

Ensino Especial

 

A SEEDF realizará também um espaço de formação específico para o  ensino especial. O evento terá a participação da profª drª Jane Farias Chagas, do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da UnB.

 

O evento será destinado às equipes especializadas de apoio à aprendizagem, professores(a) de centros de ensino especial, das salas de recursos, das classes especiais e docentes itinerantes da rede.

 

______
Os encontros serão no Museu 
Nacional Honestino Guimarães – Setor Cultural Sul e foram disponibilizados para o período matutino (8h30 às 11h30) e vespertino (14h às 17h)