24/05/20 às 8h50 - Atualizado em 6/10/22 às 18h51

Secretaria lança série para motivar estudantes: Aprendendo a estudar

Vídeos mostram que mudanças simples de comportamento aliadas a técnicas de estudo melhoram performance e tornam aprendizagem mais agradável

Maria do Carmo Alvarenga, Ascom/SEEDF

Na série “Aprendendo a estudar”, a professora de psicologia da SEEDF Viviane Daemon aborda o ânimo para os estudos, a concentração e a importância de traçar objetivos. Foto: Divulgação – Ascom/SEEDF

A pandemia da covid-19 mudou a vida de todo mundo. Para preservar a saúde de todos, as aulas foram suspensas e a Secretaria de Educação lançou o programa Escola em Casa DF, com o objetivo de dar continuidade ao ano letivo e manter os estudantes vinculados às escolas. É um mundo novo e muitos têm dificuldades de adaptação à educação mediada por tecnologia. Pensando nisso, a Secretaria de Educação está lançando em seu site e redes sociais, a partir desta segunda-feira (25/5), a série de vídeos Aprendendo a Estudar. São seis episódios, que vão entrar nas redes sociais da Secretaria às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 14h.

São episódios gravados por professores e psicólogos com o intuito de despertar o interesse dos estudantes pelos estudos, com a intenção de mostrar a eles que mudanças simples de comportamento aliadas a técnicas de estudo podem melhorar sua performance e tornar mais agradável a aprendizagem. Os estudantes vão encontrar dicas que podem ser usadas tanto no período de afastamento escolar quanto na volta às aulas presenciais.

O ensino mediado por tecnologia requer organização e foco, já que o estudante está sendo guiado a distância pelo professor. Trata-se de uma forma diferente de aprender. Nesse sentido, a série Aprendendo a Estudar objetiva motivar os estudantes e orientá-los sobre hábitos de estudos.

Em alguns episódios, a professora de psicologia da SEEDF Viviane Daemon aborda temas sobre o ânimo para estudar, dicas para se concentrar e a importância de traçar objetivos e desenvolver estratégias de estudo. “É importante que os alunos consigam ter em mente objetivos de vida, saberem o que desejam alcançar e, a partir desses objetivos, traçarem metas. Em um dos vídeos eu sugiro que coloquem esse objetivo de vida em um local onde vejam sempre, assim se lembram do porquê e para que precisam estudar”, reflete a professora.

Os vídeos também são um apoio para os estudantes na utilização da plataforma Escola em Casa DF.  Por meio dela, os estudantes têm acesso ao Google Sala de Aula, onde os professores podem postar diariamente os conteúdos e manter contato para tirar dúvidas e orientá-los. Além disso, professores estão gravando videoaulas que estão sendo veiculadas pelas TVs Justiça, União e Gênesis. No plano de volta às aulas da Secretaria de Educação, o ensino mediado por tecnologia continuará sendo parte da rotina de estudos, pois vai auxiliar na redução do número de estudantes por sala, atendendo às recomendações de saúde.

Os episódios da série Aprendendo a Estudar permanecerão no site e nas redes sociais da pasta. Os focos dos seis episódios desta primeira série (já há outra em andamento), que começam a ir ao ar nesta segunda-feira (24/5), são:

ÂNIMO PARA ESTUDAR

METAS E RECOMPENSAS