28/03/20 às 13h02 - Atualizado em 6/10/22 às 18h54

Secretaria reagenda entrega do cartão alimentação para quem não pegou

Famílias das crianças matriculadas em creches conveniadas serão avisadas sobre novas datas

Nathália Borgo, Ascom/SEEDF

Foto: Divulgação

Nessa sexta-feira (27), a Secretaria de Educação deu início ao cronograma de entregas do Cartão Alimentação Creche (CAC), que ocorreu nas 14 regionais de ensino. Poucos não foram buscar os cartões em cada ponto de recebimento do CAC. Oportunamente, a Secretaria de Educação vai informar como proceder para receber o benefício fora do prazo divulgado.

Na regional de Ceilândia, 251 responsáveis foram beneficiados, mas 168 pessoas não buscaram o CAC. Em Brazlândia, por exemplo, no período vespertino foram entregues 149 cartões do CEPI Sagui, restaram apenas 21. No Paranoá, entre as três creches com direito ao CAC, somente a São Filippo não contabilizou remanescentes desse primeiro dia de entregas, mas as creches Tia Angelina e São Judas estão com 19 e 55 remanescentes respectivamente. Nas creches do Guará, 32 pessoas não buscaram o benefício.

Sem aglomerações, os responsáveis que já estão com o cartão em mãos respeitaram as orientações das autoridades em Saúde para o combate à disseminação do coronavírus. Por exemplo, em Taguatinga, onde, no período da tarde, quase 300 pessoas compareceram na regional para receber o cartão – pela manhã foram 274. No Guará, o CEPI Lobo (manhã), tinha como meta entregar 136, mas 113 buscaram o CAC. Na Creche Lúcio Costa, a meta era 70 e apenas nove não compareceram.

São Sebastião tinha 239 entregas para fazer e contabilizou ao fim do dia 43 remanescentes. A regional antecipou, no entanto, entregas que seriam apenas da segunda-feira e terça-feira da semana que vem. O Núcleo Bandeirante já havia feito 133 entregas pela manhã e realizou mais 301 das 14h às 17 horas.

Da Casa de Ismael Lar da Criança foram entregues 131 Cartões Alimentação Creche, do CEPI Olhos D’Água, 96 foram beneficiados, e da Casa do Candango 246. Todas as instituições são da regional do Plano Piloto.

90% entregue

Samambaia é a CRE com maior quantidade de CEPIS. Ao todo, 29 unidades atendem mais de cinco mil famílias. Ontem, 882 cartões foram recebidos por beneficiários locais. Na entrega, foram mobilizados 60 colaboradores. Para segunda-feira, está prevista a participação de mais 80 pessoas. “Gratidão aos nossos verdadeiros heróis. Primeiro dia de entrega dos cartões com grande sucesso e demonstração de amor ao próximo. Sair da zona de conforto, deixar o egoísmo de lado e pensar no bem comum foi o que demonstrou esta enorme equipe”, enalteceu a coordenadora regional de ensino de Samambaia, Franquilene Machado.

Segundo Franquilene, a presença do Batalhão Escolar nas quatro escolas que funcionaram como ponto de entrega, com duas viaturas em cada, também foi fundamental nesse momento que ela considera de empatia.

Entrega dos Cartões Bolsa Alimentação Creches e CEPIS de Samambaia
Dia 27 de março
CEPI Turno Previstos Entregues Remanescentes
 Angico   Matutino   130  105 (81%)  25
 Pica-Pau Branco Vespertino  128  115 (90%)  13
 Tamanduá Bandeira  Matutino  111  81 (73%)  30
 Caliandra Vespertino   129  111 (86%)  18
 Mandacaru  Matutino  153  123 (80%)  30
 Bambu Vespertino  160  136 (85%)  24
 Periquito  Matutino  134   106 (79%)  28
 Bem-te-vi Vespertino  132  105 (80%)  27

O cronograma para a entrega do Cartão Alimentação Creche (CAC) segue até o dia 2 de abril para algumas unidades. Somente os responsáveis por estudantes do Centro de Educação Infantil 01 de Brasília (Plano Piloto) e do CAIC Valter Moura, de Taguatinga, serão informados posteriormente sobre novas datas para a entrega do benefício.

Saiba o local, data e horário das entregas.

Quanto vale o CAC

Todos esses beneficiados vão receber R$ 60 por criança referente ao período de suspensão das aulas até 5 de abril. Caso o Governo do Distrito Federal prorrogue o prazo, o valor mensal será de R$ 150 por criança. Ao todo, 22 mil, de 0 a 5 anos, matriculadas nos CEPIs e instituições parceiras da rede pública de ensino do Distrito Federal serão assistidas.

⇒ Cartão Alimentação Creche: saiba os locais e horários para pegar seu cartão