11/02/20 às 16h24 - Atualizado em 26/01/23 às 11h28

SEEDF contrata 5.900 ESVs em 2020

Educadores já estão atuando nas unidades escolares

Da Redação

A Secretaria de Educação contratou 5.900 Educadores Sociais Voluntários (ESVs) para atuar nas unidades escolares da rede pública de ensino este ano. Somente no primeiro semestre são 4.542 ESVs. Outros 1.358 estão em banco de reserva e podem ser chamados ainda este ano, a depender de dotação orçamentária.

Os recursos para o Programa Educador Social Voluntário são provenientes do Programa de Descentralização Financeira (PDAF). Os valores do PDAF, que podem ser gastos diretamente pelos gestores, podem diminuir à medida em que forem convocados novos ESVs.

Considerando que foram disponibilizados menos recursos na Lei Orçamentária Anual – LOA deste ano para o PDAF, a Secretaria optou por chamar menos educadores e trabalhar para conseguir mais recursos para a 2ª parcela do programa, referente ao segundo semestre. A parcela destinada ao primeiro semestre, de R$ 37,7 milhões, já foi liberada.

É de apenas 100 educadores a diferença entre o número de pessoas contratas no ano passado e neste ano, se somados os EVSs que ainda podem ser chamados em 2020. Foram contratados 6.000 em 2019 e 5.900 este ano.

Além disso, este ano o Programa Educador Social Voluntário passou por uma reformulação e reacomodação para atender as legislações vigentes e aos questionamentos dos órgãos de controle.

Os educadores sociais voluntários trabalham no suporte de atividades de ensino integral, especializado e infantil, e no terceiro ciclo fundamental (dos 6 aos 9 anos de idade), cada qual com capacitação própria.

Entre as suas atribuições, sob a orientação do professor titular, estão:

• Auxiliar na organização do material pedagógico
  • Desenvolver projetos e oficinas com os estudantes
  • Acompanhar os alunos nas horas de refeições e de higiene pessoal
  • Estimular a interação social entre colegas

Eles colaboram diretamente e devem estar presentes às atividades diárias da escola de segunda a sexta-feira. O tempo de voluntariado diário em cada unidade escolar tem duração de quatro horas, estabelecido em comum acordo com a equipe gestora.