12/07/19 às 18h32 - Atualizado em 6/10/22 às 18h57

SEEDF recebe comitiva de Bangladesh

Sistema de ensino do DF foi apresentado ao ministro da Educação do país

João Gabriel Amador, Ascom/SEEDF

A Secretaria de Educação do DF recebeu uma visita especial na tarde desta sexta-feira (12/7). Uma comitiva de Bangladesh, incluindo o ministro da Educação do país, esteve na sede da SEEDF para conhecer melhor o sistema de ensino do Distrito Federal.

Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF

Os oito representantes do país asiático foram recebidos pelo secretário adjunto, Quintino dos Reis Borges Filho, pelo secretário de Educação Básica, Helber Vieira, e pelo assessor especial David Nogueira.

Em um primeiro momento, a comitiva se apresentou e falou sobre o motivo da visita. “Queremos conhecer melhor o ensino no Brasil e em Brasília, de modo a conhecer experiências positivas que possamos levar para nosso país. Nosso grande desafio hoje é combater a evasão escolar”, afirmou o ministro da educação, Zokir Hossen.

Os representantes da SEEDF, acompanhados do corpo técnico, fizeram apresentações sobre a estrutura da pasta e as características do sistema público de ensino no Distrito Federal.

Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF

Entre os dados apresentados, chamou a atenção da comitiva bangladesa a divisão do ensino em blocos, sem a possibilidade de repetição de anos entre as séries do mesmo bloco, no ensino fundamental. “É uma forma de garantirmos o aprendizado e estimularmos a permanência dos estudantes na escola. Com essa organização, trabalhamos melhor as dificuldades e competências de cada estudante”, pontuou o subsecretário Helber Vieira.

Após a apresentação, o ministro Hossen fez diversas perguntas sobre a rede pública de ensino do DF, como horário de aulas, quantidade de alunos atendidos, alimentação escolar, remuneração de profissionais e programas sociais, entre outras informações que o ajudaram a entender melhor como funciona a Rede Distrital de Educação e as formas de estimular a continuidade de estudantes nas escolas.

Os participantes do encontro pretendem seguir em contato para manter a troca de experiências educacionais entre os países.

Visita do Ministro de Educação de Bangladesh a SEEDF