Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/01/20 às 15h10 - Atualizado em 31/01/20 às 19h45

Início

 

Semana Pedagógica

 

 

 

Mensagem do Secretário

 

Estamos muito felizes em, ao apresentar o nosso planejamento para a Semana Pedagógica 2020, desejar um ótimo retorno de todos à nossa Casa, a Secretaria de Educação do Distrito Federal.

 

Na educação há sempre grandes desafios e tenho certeza de que a nossa Rede está à altura de todos eles. Somos a mais bem preparada Rede de educação do país. Vamos ser também a primeira em aprendizagem dos estudantes. Este é o nosso norte. Para tanto, apresentamos as cinco prioridades pedagógicas da Secretaria de Educação. Vocês vão perceber que parecem ser coisas simples e básicas, mas vocês sabem melhor do que ninguém que em educação nada é tão simples O básico requer esforço e trabalho. Tudo que fizermos, todos os nossos projetos, devem ser com os olhos no horizonte destas cinco prioridades.

 

Nossa prioridade para os anos iniciais será a efetiva alfabetização de todos os estudantes até o segundo ano. Ainda temos 15% de retenção nesta etapa. Não podemos admitir que, em nossa Rede, um número tão expressivo de crianças não consiga aprender a ler e a ter os fundamentos básicos do raciocínio matemático até o final do bloco inicial de alfabetização (BIA).

 

Outro grande desafio que temos – em todas as etapas – é a distorção idade-série. Temos de pensar formas de resolver esse problema, que é um dos principais fatores responsáveis por dificultar as aprendizagens, por desanimar os estudantes a ponto de levá-los a desistir dos estudos.  Não podemos aceitar isto. É preciso apoiar professores e gestores na busca de soluções.

 

Quando falamos de evasão, percebe-se que os anos finais do ensino fundamental precisam ser repensados. Por que tantos estudantes evadem nesta etapa? Por que o resultado das aprendizagens cai tanto neste momento? Fortalecer os anos finais é nossa outra prioridade pedagógica.

 

O Novo Ensino Médio, e todas as mudanças que ele enseja, é também uma prioridade de nossa Rede este ano. Vamos aproveitar a oportunidade de repensá-lo, no intuito de construirmos uma escola que faça sentido para os adolescentes, que esteja conectada com as demandas da sociedade e na qual a aprendizagem seja significativa e prazerosa.

 

As condições de aprendizagem são nossa quinta prioridade. Precisamos criar ambientes de trabalho sadios, com professores respeitados e bem amparados por uma Secretaria que lhes dê infraestrutura, aperfeiçoamento e reconhecimento. Há de se garantir espaços de aprendizagem nos quais professores e estudantes possam contar com segurança física e intelectual para serem tudo que podem e querem ser, para conviverem com o contraditório, para serem felizes, aprenderem e desenvolverem seu potencial.

 

Professores e servidores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, estes são nossos desafios. Nós somos a Rede Distrital de Educação. A aprendizagem de mais de 450 mil estudantes está em nossas mãos. Eu vou trabalhar cada dia de 2020 pensando nestes objetivos e em nossos estudantes. Agora, com o retorno de todos vocês, sinto-me confiante em saber que vocês estarão trabalhando comigo lado a lado com os mesmos objetivos pela educação. Obrigado e bem-vindos à sua Casa!

 

João Pedro Ferraz dos Passos
Secretário de Estado de Educação