Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Sobre o evento

 

O Festival de Filmes Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília é uma ação da Gerência de Produção e Difusão de Mídias Pedagógicas / CANAL E, que tem como missão, difundir a linguagem audiovisual na educação, promover a formação e o letramento audiovisual, estimular a produção autoral e o protagonismo dos estudantes da rede pública de ensino. Ação essa que visa colocar os estudantes das escolas públicas do Distrito Federal como protagonistas de suas histórias em um dos eventos de maior importância para o cinema nacional, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

 

Trata-se de uma ação conjunta da Subsecretaria de Educação Básica, da Coordenação de Políticas Educacionais Transversais, da Diretoria de Mídias e Conteúdos Digitais e da Gerência de Produção e Difusão de Mídias Pedagógicas / Canal E – da SEEDF- e da Subsecretaria de Políticas de Desenvolvimento e Promoção Cultural e da Coordenação de Audiovisual da SECULT.

 

O Festival de Filmes Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília tem por finalidade revelar, reconhecer e afirmar a produção artística e criativa dos estudantes por meio da linguagem audiovisual, além de promover o intercâmbio no âmbito do Cinema. Voltado para um público de aproximadamente 250 mil estudantes da rede pública de ensino do DF que estão matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino profissionalizante e Educação de Jovens e adultos. Dentre os principais objetivos estão dar visibilidade à produção audiovisual desses estudantes; promover a formação e o intercâmbio dos (as) professores (as) mediadores (as); e contribuir com a formação do público de cinema na cidade.

 

A 4ª edição do Festival ocupa mais uma vez, com os estudantes, o Cine Brasília. As mostras e cerimônia de premiação acontecem durante o 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. No dia 17 de setembro de 2018, serão exibidos os 15 filmes selecionados dos estudantes do Ensino Médio, Ensino Profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos. No dia 18 de setembro de 2018, os 15 filmes selecionados dos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

 

A produção autoral dos estudantes é acompanhada na escola sempre por um(a) professor(a) mediador(a). Os curtas em formato digital deverão ter no máximo 5 minutos de duração e poderão ser usados quaisquer equipamentos para a captação das filmagens, como: celular, câmera digital e filmadora. As produções selecionadas de cada modalidade concorrerão a nove categorias: melhor filme, melhor roteiro, melhor direção, melhor fotografia, melhor montagem, melhor ator, melhor atriz, melhor abordagem do tema e melhor filme escolhido pelo júri popular.